Alunos da Vila Cruzeiro voltam às aulas depois de 40 dias sem ir à escola
Depois de mais de 40 dias sem ir à escola, os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que moram na Vila Cruzeiro, comunidade que integra o complexo do Alemão, zona norte da cidade, voltaram no dia 18 às aulas.
Publicado 18/06/2007 18:37 | Editado 04/03/2020 17:05
A Secretaria municipal de Ensino montou um esquema especial para receber os cerca de quatro mil alunos de seis escolas da comunidade no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Gregório Bezerra, fora da Vila Cruzeiro.
As escolas da Vila Cruzeiro estão fechadas por causa dos conflitos entre policiais e traficantes, que começaram no dia 2 de maio e já deixaram mais de 20 pessoas mortas e 67 feridas.
A medida emergencial prevê quatro turnos de aulas. Em cada um, os estudantes permanecerão na escola por cerca de duas horas. A CRE também informou que a merenda escolar está sendo distribuída normalmente a todos os alunos.
Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), o Ciep não tem nenhuma condição para suportar esse número de alunos. Em seu projeto original, a escola foi construída para alocar 600 alunos em horário integral e hoje, antes mesmo da concentração dos novos alunos, já tem mais de 800 crianças.
De acordo com a prefeitura, o esquema será mantido, pelo menos, até o dia 13 de julho, quando começam as férias escolares.