Conferência Estadual de Política para as Mulheres começa nesta sexta

A 2ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, convocada pelo governo do estado, será realizada neste final de semana. O evento acontecerá no Instituto Metodista Bennett, no Flamengo, Zona Sul do Rio, e debaterá a necessidade do aprofundamento da

Um dos objetivos da conferência é avaliar o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, lançado em 2005 pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Também será analisada a participação política das mulheres nos espaços de poder.



Cerca de 65 municípios do estado enviarão 800 delegadas para a conferência estadual, que escolherão 154 delegadas (16 do governo estadual, 92 da sociedade civil e 46 dos governos municipais) para a próxima segunda conferência nacional.



A partir das conferências algumas mudanças já foram implementadas como a criação do Estatuto da Cidade e do Ministério das Cidades, a realização da 1ª e 2ª Conferências Nacionais das Cidades, institucionalização do Conselho das Cidades e promulgação de leis do Sistema e Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, do marco regulatório de saneamento e da Lei que trata da regularização fundiária em áreas da União.