Amazonas faz parte da direção nacional da Unegro
O secretário de movimentos sociais do PCdoB-AM, Emanuel Medeiros, atual coordenador estadual da Unegro, foi eleito representante da Direção Nacional da entidade que este ano teve a maior mobilização d
Publicado 19/06/2007 14:53 | Editado 04/03/2020 16:13
No 3º Congresso Nacional da Unegro, realizado nos dias 14 a 17 de junho, no Rio de Janeiro, a entidade consolida seu crescimento no combate a discriminação racial e inserção nos movimentos sociais.
Na ocasião do 2º Congresso, em 2003 sete estados foram representados com o comparecimento de 120 militantes da causa negra. O Amazonas levou 11 representantes para o Congresso este ano, a maior delegação da região Norte, que incluiu também os estados do Amapá, Pará e Roraima.
“A orientação é que seja consolidado o núcleo da Unegro nos estados em que ela existe e que chegue a outras regiões do país onde não há representatividade”, ressaltou Emanuel Medeiros. Do ponto de vista político foi discutido o sistema de cotas nas universidades públicas, bem como a maior participação dos negros nos órgãos integrantes da sociedade civil organizada.
A militante Cristiane Oliveira fez intervenção no evento e prestou homenagem a Silvano Alves, militante comunista negro, morto em um acidente automobilístico no último dia 7 de junho.
O núcleo na Unegro no Amazonas foi lançado no dia 18 de maio, quando o coordenador nacional da entidade, Edson França, esteve em Manaus e travou um debate sobre a situação do movimento negro no Brasil.
De Manaus,
Cinthia Guimarães
Veja também: Unegro instala unidade no Amazonas e discute política racial