Jantar do PCdoB no Rio reuniu mais de 400 pessoas e arrecadou cerca de R$ 250 mil
O jantar do PCdoB, no Rio de Janeiro, além de ser um sucesso de público – mais de 400 pessoas – também obteve êxito na arrecadação financeira: cerca de R$ 250 mil. Esses recursos irão para a campanha pela aquisição de uma sede nacional do PCdoB. O evento
Publicado 19/06/2007 14:17 | Editado 04/03/2020 17:05
Para Renato Rabelo, ''o problema da Reforma Política acontece porque cada partido, às vezes tendências e grupos, tem interesse próprio. Na semana passada houve uma grande manobra por parte do PSDB porque ele viu que não seriam votados os interesses deles. Na opinião do PCdoB as mudanças no sistema eleitoral requerem um processo mais amadurecido, de debate e compreensão. Nós levamos muito tempo discutindo a Reforma Política, mas para as questões apresentadas agora nós tivermos pouco tempo. Principalmente o sistema central da reforma, que é o financiamento público e a lista pré-ordenada, que são inseparáveis''.
Para superar as dificuldades de aprovação da Reforma Política, Renato Rabelo acredita que é necessário fazer uma transição. ''Nós devíamos tentar se aproximar de uma lista fechada e estabelecer limites para o financiamento privado atual até achegar ao financiamento público exclusivo'', disse o presidente do PCdoB.
Segundo o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), ''a Reforma Política se encontra em um impasse, com a retirada de apoio da bancada do PSDB e uma parte do PT. Mas a grande questão é ter uma transição do voto aberto para a lista fechada. O grande desafio das lideranças é buscar uma proposta que represente essa transição''.
Jantar representativo
O jantar de adesão no Rio de Janeiro contou com a presença de várias personalidades do estado, como o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto; o secretário estadual de Esporte, Eduardo Paes; o presidente da Finep, Luís Fernandes; o ex-jogador da seleção, Jairzinho; o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral; o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous; o deputado federal, Fernando Lopes; o diretor da ANP, Haroldo Lima; o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira; a secretária municipal de Niterói, Jandira Feghali; o deputado estadual, Fernando Gusmão; e o vereador do PCdoB/Rio, Roberto Monteiro. Representantes da Petrobrás, Cremerj e sindicatos também participaram do evento.
O jantar ainda contou com ilustre presença da viúva de Luis Carlos Prestes, Maria e Luis Carlos Prestes Filho, que conversaram com Renato Rabelo. O presidente do PCdoB agradeceu a presença de todos e disse que ''a conquista da sede nacional própria é emblemática para os comunistas''.
Para a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, ''o jantar foi um sucesso, o que representa a amplitude do PCdoB aqui no estado e nacionalmente, com a presença de políticos de várias legendas. Isso mostra o respeito pela política e coerência do PCdoB''.