O PCdoB deve furar o bloqueio da mídia e ocupar espaços de debate para expor idéias
No encontro estadual de comunicação e formação de sábado (16), que contou com a presença do jornalista Pedro Oliveira, editor do jornal A Classe Operária, representando o Comitê Central, o secretário estadual de Comunicação, Richard Romano, falou da impor
Publicado 19/06/2007 16:54 | Editado 04/03/2020 16:52
“O PCdoB sempre enfrentou dificuldades para divulgar suas idéias nos grandes veículos de comunicação. Os poucos espaços alternativos, cada vez mais, têm sofrido com as bruscas perseguições, a exemplo do que tem ocorrido com as rádios comunitárias. Por isso, devemos criar formas de furar este bloqueio e ocupar os espaços de debate de idéias. Nesse sentido, a interlocução entre as secretarias de Comunicação e de Formação é fundamental, pois a não há como se discutir comunicação dissociada da luta do povo”, disse.
Balanço
No encontro, Richard Romano apresentou um balanço dos trabalhos da Secretaria de Comunicação nos últimos meses. “Pela primeira vez, este ano o PCdoB de Minas teve a oportunidade de expor suas idéias em cadeia de rádio e TV, fora do período eleitoral. Os programas institucionais, que contaram com as participações do secretário-geral do PCdoB/MG, Zito Vieira; da deputada federal Jô Moraes, do deputado estadual Carlin Moura e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Marcelino da Rocha, tiveram boa repercussão na sociedade”.
Na tentativa de vencer as dificuldades de se comunicar com a militância em todo o Estado – atualmente o PCdoB está presente em 200 municípios de Minas, a Secretaria tem dado atenção especial ao Caderno Mineiro do Portal Vermelho. “Diariamente, publicamos pelo menos cinco matérias no Caderno Mineiro do Vermelho. Para alimentar o caderno com informações de todo o Estado, estamos formando uma rede de comunicadores e de quadros. Esperamos, com isso, que os comitês tomem para si a responsabilidade de manter o Caderno Mineiro sempre atualizado. Apesar da grandiosidade da tarefa, nosso objetivo é que o Caderno Mineiro passe a ser atualizado a tempo e a hora”, informou.
O Caderno Mineiro do Partido Vivo, site oficial do PCdoB, também tem sido priorizado pela Secretaria de Comunicação. “Em breve, a página passará por uma grande reformulação. O objetivo é que esta importante ferramenta reflita cada vez mais a construção do Partido como um todo”.
Além da internet, o PCdoB/MG está participando ativamente do esforço nacional de divulgação do novo formato impresso do jornal A Classe Operária. A nova versão, em formato tablóide e com quatro páginas, apelidada de “Classinha”, tem sido distribuída nas principais cidades do Estado. “Em Betim, por exemplo, distribuímos o jornal entre os militantes, nas ruas, universidades e portarias de 15 grandes fábricas. A distribuição mobilizou dezenas de militantes com bandeiras do Partido e carro de som, o que deu uma grande visibilidade ao PCdoB”.
Mas as medidas para se incrementar a comunicação do PCdoB em Minas não páram por aí. Juntamente com a Secretaria de Formação e Propaganda, a Secretaria de Comunicação pretende lançar uma grande campanha interna de divulgação dos instrumentos de comunicação do Partido, como A Classe Operária e as revistas Princípios, Presença da Mulher e Debate Sindical. “Temos muitas publicações que não são consumidas pelos quadros do Partido. Queremos incentivar a leitura desses materiais e ampliar o número de assinaturas”, disse.
Capacitação
Para preparar o grande contingente de pessoas que tem ingressado no Partido nos últimos meses, muitas delas com a pretensão de se candidatarem nas eleições de 2008, as secretarias de Comunicação e de Formação e Propaganda de Minas estão preparando um curso para os pré-candidatos, que deverá ser ministrado no segundo semestre.
“Esta será uma ótima oportunidade de apresentarmos as idéias de ousadia e audácia do Partido para os militantes e aos novos filiados. Devemos criar convicções pelas mudanças, reafirmar nossos pontos de vista e ampliar o Partido de fato”, justifica Richard Romano.
Até o início de 2008, o PCdoB/MG também pretende promover o Curso Estadual de Comunicação, para capacitar camaradas a secretários de comunicação do Partido.
De Belo Horizonte,
Eliezer Dias