Dados secretos de inteligência dos EUA vazam na Internet

Dados secretos sobre o orçamento de inteligência dos Estados Unidos vazaram para a Internet. Um órgão do governo, inadvertidamente, colocou para download em seu site um documento contendo os valores. Apesar de ter sido retirado, o documento ainda pode ser

Mesmo com o fim da Guerra Fria, o governo americano supostamente mantém sigilo “absoluto” sobre o orçamento anual destinado à espionagem. Entretanto, o gabinete da Diretoria Nacional de Inteligência deixou vazar para a Internet um documento em formato PowerPoint que contém esses números. As descobertas estão no site The Spy Who Billed Me.


 


As dotações orçamentárias não estão explícitas, mas sim embutidas dentro do arquivo e são usadas para calcular alguns valores que aparecem na apresentação. Além disso, os números estão representados de forma cifrada. O site mostra como os dados extraídos da apresentação podem ser combinados com outros numa espécie de engenharia reversa para se chegar a uma estimativa dos valores corretos. O fato foi mencionado no site comunitário de notícias Slashdot.org.


 


A Dra. R. J. Hillhouse, dona do site e ph.D. em ciência política pela Universidade do Michigan, explica que, pelos dados, os gastos do governo americano com suas 16 agências de espionagem em 2005 foi de aproximadamente US$ 60 bilhões, quase 25% a mais do que o oficialmente divulgado.


 


O documento em PowerPoint não está mais disponível no site da agência DIA (Defense Intelligence Agency). Em seu lugar há uma página informando que “este documento não está mais disponível” (atalho: dtmurl.com/aq2). Entretanto, no momento da redação desta matéria a apresentação ainda podia ser baixada do site da Federação Americana de Cientistas (atalho: dtmurl.com/aq3).