Em Foz, movimento sindical debate políticas preventivas para saúde do trabalhador
Reunião convocada pela Comissão Instersetorial em Saúde do Trabalhador de Cascavel (Cist) contou com a experiência do vereador Chico Brasileiro (PCdoB) que já esteve a frente da Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu.
Publicado 21/06/2007 07:56 | Editado 04/03/2020 16:54
O movimento sindical de Cascavel e Foz do Iguaçu realizou na manhã de quarta-feira (20/06), na sede do Sindicato dos Bancários em Foz, reunião para reimplantação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Cascavel. Os objetivos do Cerest são implantar e implementar ações em Saúde do trabalhador, numa perspectiva de contribuir com o processo de construção da Política de Saúde do Trabalhador, fortalecendo a rede do SUS entre os municípios da Macro Região Oeste, formada pelas Regionais de Saúde de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.
De acordo com Laerson Matias, coordenador da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (Cist), o Cerest faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) implantada em 2005 pelo Ministério da Saúde com objetivos de garantir proteção a Saúde do Trabalhador. No Brasil já são 150 Centros Regionais de referência em funcionamento, destes, três estão localizados no Paraná. Em Cascavel a habilitação do Cerest aconteceu em 2005, no entanto, na época o Município alegou insuficiência de recursos humanos para o funcionamento do Programa. Em 2006, após aprovação de um plano de ação aprovado pelo Conselho de Saúde de Cascavel, o Cerest foi reabilitado pelo Município. Para o Centro entrar em funcionamento e receber os recursos no valor de R$ 30 mil do Governo Federal, os gestores, usuários e servidores da saúde devem compor uma equipe com no mínimo 10 servidores com ensino superior e técnico até o final de junho.
O município de Cascavel disponibilizou quatro servidores para compor a equipe, o próximo passo é garantir o apoio dos agentes municipais de Toledo e Foz do Iguaçu para que disponibilizem os demais.
“A idéia do Cerest possui um diferencial importante porque atua na prevenção através da interdisciplinaridade da equipe, ou seja, os trabalhadores serão avaliados segundo vários aspectos, desde o ambiente de trabalho até a moradia”, ressaltou Cristina Delgado (PCdoB), Presidente do Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu.
O Cerest funcionará como um organismo preventivo e fiscalizador sobre as causas das doenças dos usuários da Saúde. “Entre as finalidades do Cerest está a promoção da cidadania reduzindo os índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, agindo com perspectivas de vigilância em saúde e de prevenção, focada no processo trabalho/saúde/doença”, disse Matias.
Brasileiro lembrou que o Centro de Referência vem para complementar o trabalho das equipes do PSF (Programa Saúde da Família) que também atuam através da interdisciplinaridade, só que não conhecem a realidade do ambiente de trabalho dos usuários da Saúde. “A partir de um sistema que capacite os profissionais da saúde, localizados nas unidades básicas e principais referências de Saúde será possível detectar problemas gerais dos locais de atuação e erradicar a causa das doenças”, afirmou.
A próxima reunião para formação da equipe gestora e aprovação do plano de ação para 2007/2008 do Cerest acontecerá no dia 02/07, no auditório da Prefeitura de Cascavel.
De Foz do Iguaçu – Jaqueline Castro