AFBNB, Lopes e demitidos discutem Projeto de Lei

Por iniciativa da diretoria da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), foi realizada na manhã de ontem, 22, uma reunião entre a Comissão dos Demitidos do BNB e o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) para discutir o Projeto de Lei 343/2

O encontro foi iniciado com a análise feita pelo deputado do trâmite do projeto na Câmara Federal até agora. “O que se pode dizer é que se tiver no plenário a mesma aceitação que teve na Comissão de Trabalho talvez ainda este ano esse problema se resolva”, disse o deputado. Segundo ele, há sensibilidade para essa questão.


 


O deputado socializou os argumentos utilizados por ele e por Daniel Almeida (PCdoB-BA) – co-autor do PL. Dentre eles, o de que o BNB já foi uma espécie de universidade brasileira, por preparar corpo técnico de excelência, e o argumento político de que o ex-presidente Byron Queiroz chegou ao BNB com a missão de implementar um modelo claramente neoliberal, sem levar em conta os recursos humanos da Instituição.


 


Para Chico Lopes, é fundamental a mobilização e sensibilização dos senadores, começando pelos cearenses. “Vamos botar as mágoas de lado e procurar conversar primeiro com o senador Tasso Jereissati. Vamos fazer que ele sinta quantas injustiças foram cometidas pelo Byron”, afirmou o deputado.


 


Na ocasião, foi feita uma breve análise do cenário político e do perfil dos membros da Comissão de Finanças e Tributação – para onde seguirá o PL antes de ir para a Comissão de Constituição e Justiça. Como resultado da reunião, foram tirados alguns encaminhamentos, dentre eles a elaboração de um documento a ser entregue ao presidente Lula, resgatando toda a história dos demitidos e o diferencial do BNB; intensificação das visitas aos parlamentares em Brasília, principalmente os membros da Comissão de Finanças e Tributação; e solicitação de requerimento na assembléia legislativa do Estado do Ceará, assinada pelo maior número de deputados, apoiando o PL. Esta última iniciativa pode ser estendida também para assembléias legislativas de outros estados do Nordeste.


 


As deliberações vêm se somar aos esforços que a diretoria da AFBNB vem empreendendo no sentido de aprovar o PL e solucionar a questão dos demitidos injustamente no BNB.


 


Fonte: AFBNB