Mais de mil voluntários recebem instruções para o Pan

Mais de mil voluntários selecionados para trabalhar durante os Jogos Pan-Americanos foram hoje (23) ao Riocentro, na Barra da Tijuca, receber instruções sobre sua área de atuação.

Esta foi a primeira vez que voluntários fizeram treinamento em uma instalação esportiva do Pan. O grupo foi treinado para trabalhar na área de Serviços ao Espectador, responsável por orientar o público nos locais de competição. Esse setor concentra 3,5 mil dos 15 mil voluntários.


A gerente de voluntariado do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), Paula Hernandez, disse considerar o contato com o local de trabalho uma motivação para os voluntários: ''Eles vão conhecer por onde eles vão entrar, sair, a equipe que vai trabalhar com eles, e isso dá segurança''.


 


O treinamento dos voluntários do Pan começou no dia 26 de maio e está dividido em três etapas: treinamento geral, específico e nas instalações. Segundo Paula Hernadez, 30 grupos que atuarão em áreas diferentes estão passando pelo treinamento específico neste final de semana. Cerca de 100 voluntários já trabalham no centro de credenciamento e distribuição de uniformes. Outros irão atuar em eventos teste no Maracanãzinho e no Estádio João Havelange, o Engenhão, na próxima semana.


 


De acordo com Paula Hernadez, os voluntários que ficarão responsáveis por aeroportos, hotéis e pela Vila do Pan devem começar a trabalhar no próximo dia 3. ''Os voluntários já estão trabalhando, já estão comprometidos, eu acho que já sabem a importância do trabalho deles e, com certeza, eles vão fazer a diferença nos Jogos'', destacou.