Deputados do Piauí defendem financiamento público de campanhas

Deputados federais do Piauí, como Osmar Jr. (PCdoB) e Nazareno Fonteles (PT), defendem uma maior fiscalização por parte da Justiça Eleitoral nas campanhas políticas. Para os parlamentares piauienses, mudanças no sistema eleitoral brasileiro, como financia

As críticas à fiscalização das práticas de corrupção nas campanhas surge em meio à discussão da Reforma Política no Congresso Nacional. O inicio da votação da Reforma acontece em seis sessões extraordinárias nesta semana.


 


 


Para um grupo de parlamentares piauienses, de pouco adianta a aprovação do financiamento público de campanhas se não houver o aprimoramento da fiscalização. Os deputados Nazareno Fonteles (PT) e Osmar Júnior (PCdoB) são ferrenhos defensores do financiamento público.


 


 


Nazareno é contra o repasse de dinheiro de empresas privadas a candidatos e a partidos. “Esse é um ponto da reforma que não podemos abrir mão. Não podemos permitir que empresas financiem partidos, como acontece hoje. O que vai adiantar no ano eleitoral ter dinheiro público para fazer campanhas, se nos anos anteriores o partido ficou recebendo dinheiro das empresas”, indagou o parlamentar.


 


 


Osmar Junior disse que o atual financiamento que acontece nas campanhas é incompatível com o regime democrático. “Nós temos que ter um financiamento transparente, que o eleitor possa saber de onde está vindo o dinheiro e o candidato para ser competitivo não tenha que trilhar neste caminho do financiamento paralelo”, argumentou.


 


 


A proposta de financiamento público de campanhas prevê que, em ano eleitoral, sejam incluídos na Lei Orçamentária créditos adicionais para financiar campanhas eleitorais com valores equivalente ao número de eleitores do País. Os recursos serão multiplicados por R$ 7, tendo como referência o eleitorado existente em 31 de dezembro do ano anterior à elaboração da lei orçamentária.



 


 


De Teresina,
Daiane Rufino