Lula manda Aeronáutica “colocar ordem na casa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (25), em seu programa semanal de rádio, que determinou à Aeronáutica que colocasse “ordem na casa” para garantir o  funcionamento dos aeroportos brasileiros e diminuir os tran

Para o presidente, é justo que os controladores reivindiquem melhores condições de trabalho, mas não é possível que eles paralisem os serviços e prejudiquem a população. Segundo Lula, esse tipo de mobilização dos controladores de vôo é diferente de uma greve de trabalhadores de uma empresa, em que o sistema de produção é prejudicado.



Confira abaixo a íntegra do programa desta segunda-feira:



Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?
Tudo bem, Luiz.



Presidente, depois de mais uma semana de problemas nos aeroportos brasileiros, a Aeronáutica informou, neste último domingo, que a situação foi normalizada. Qual é a expectativa do governo daqui pra frente e como o senhor reagiu a esse último transtorno?
Olha, a informação que eu tenho da Aeronáutica é que todos os postos de controle do Cindacta estão funcionando. Não há mais atrasos por causa de problemas do controle aéreo, essa é a informação que eu tenho. Olha, nós nunca vamos acabar com atraso de avião, porque no mundo inteiro tem, pode chover muito, pode ter muito nevoeiro, pode ter atraso nas conexões. O que nós não podemos é permitir que pessoas que trabalham cuidando dos aeroportos, os controladores e outros, não tenham um profundo respeito pelos brasileiros ou pelos estrangeiros que estão viajando pelo nossos aeroportos. Ou seja, uma coisa é você fazer uma greve pra prejudicar o sistema de produção de uma empresa porque você quer ganhar mais aumento de salário, isso é universal. Outra coisa é você fazer greve, mesmo sendo um direito, não tendo em conta que a vítima é um ser humano. Ora, mediante esse fato de insubordinação, a determinação minha para o Comando da Aeronáutica é colocar ordem na casa, faça o que tiver que ser feito, mas nós precisamos manter o bom funcionamento dos aeroportos, a disciplina militar, porque pra isso eles entraram nas Forças Armadas, se formaram sargentos e, portanto, têm que respeitar a hierarquia e cumprir com a determinação que todos os outros brasileiros cumprem.



Presidente, há sempre o temor por parte dos passageiros de que uma crise desse tipo possa trazer algum risco para as viagens aéreas. A segurança dos vôos também está assegurada?
Olha, todas as conversas que eu tive com o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Saito, ele me assegurou: do ponto de vista do controle, o sistema brasileiro é um dos mais modernos do mundo. Nós temos poucos acidentes comparados a quaisquer outros países do mundo. Essas mesmas pessoas já controlaram aviões na base do rádio, depois do radar, agora o sistema é muito mais sofisticado, portanto, sabe, não existe possibilidade de ficar passando terrorismo pra sociedade, e a Aeronáutica me garante que o sistema brasileiro é seguro e eu confio na palavra da Aeronáutica, afinal de contas é ela que controla os aviões no Brasil desde que existe avião.


 


Presidente, recentemente o governo anunciou que faria contratação de novos controladores de vôo para suprir a falta do pessoal nas torres de controle nos aeroportos. Em que pé estão essas contratações?
Olha, nós detectamos que é preciso ter mais controladores, portanto nós temos que formar quantos controladores forem necessários para que a gente tenha tranqüilidade de substituir pessoas que não queiram trabalhar, pessoas que queiram se aposentar, ou pessoas que queiram fazer movimento sem levar em conta a respeitabilidade que tem que ter com o povo brasileiro. Então, o que nós queremos na verdade é formar o máximo possível para ter um exército de prontidão pra trocar na hora que tiver que trocar, inclusive tentar tirar a responsabilidade maior de um aeroporto, e hoje Brasília é um aeroporto que controla praticamente grande parte do território nacional, o que nós queremos é modernizar São Paulo, modernizar Rio de Janeiro, modernizar Recife, modernizar Manaus, pra que a gente não fique dependendo de um aeroporto, ou seja, mas que a gente tenha um sistema funcionando da melhor forma possível, com controladores trabalhando da melhor forma possível, de preferência quem quiser ser controlador tem que estar satisfeito com a sua função, certamente você tem uma maioria de controlador que quer trabalhar, que quer prestar serviço e que também é justo ele reivindicar melhoria das condições de trabalho, agora pra que seja atendido primeiro é preciso fazer as coisas voltarem a funcionar normalmente.



Atualmente, a gente tem cerca de 360 controladores em fase de treinamento, presidente. Em breve, boa parte deles vai estar atuando diretamente nas torres. O governo vai continuar investindo na segurança de vôo e na formação dos controladores?
Veja, o governo fará tudo que for necessário, o governo irá fazer aquilo que a Aeronáutica entender que deva ser feito para que a gente possa melhorar. Eu quero que a CPI faça as investigações que tiver que fazer, sabe, que adentre profundamente no sistema pra ver o que está falhando, porque olha, eu vou dizer uma coisa pra você, Luiz. Eu  fiz muitas greves na minha vida, e eu consigo perceber quando tem má-fé, quando tem má vontade , quando tem disposição. Então, o IPM que está sendo feito pelo Ministério Público Militar é muito importante, porque vai detectar quem está fazendo o que, é importante que se apure com muita seriedade  quem foi responsável, quem tentou fazer os passageiros sofrerem o que sofreram nesses últimos nove meses. Então, é preciso os controladores, Aeronáutica, as empresas de aviação, a Infraero, a Anac, todos agirem com a maior responsabilidade, na maior harmonia, para que as pessoas saiam de casa com a certeza de que vão encontrar o seu avião no horário e que vão chegar no compromisso marcado no horário. É pra isso que nós estamos trabalhando e é essa a responsabilidade da Aeronáutica.



OK, presidente, obrigado e até semana que vem.
Obrigado a você, Luiz, e quero pedir a compreensão do povo brasileiro, quero pedir a  compreensão dos controladores, mas é preciso colocar ordem na casa, não é possível, de forma nenhuma, o povo continuar sofrendo por interesse de poucos.