Guarulhos é candidata a sediar jogos da Copa 2014
A cidade de Guarulhos é candidata a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A Secretaria de Esportes entregou o caderno de encargos – no qual a cidade se coloca à disposição do evento – à Federação Paulista de Futebol e à Confederação Brasileira de Fute
Publicado 28/06/2007 19:31 | Editado 04/03/2020 17:19
A CBF tem até o dia 31 de julho para analisar e enviar à FIFA que, por sua vez, escolherá o país sede da Copa até dezembro deste ano.
Segundo José Alberto Saraiva, secretário de esportes de Guarulhos e dirigente do PCdoB, nesta fase a cidade apenas assume o compromisso e a CBF avalia a viabilidade técnica de comportar o evento. Ou seja, são analisadas a localização, possibilidades de acesso e locomoção, hospedagem, por exemplo. Alberto acredita que Guarulhos tem grandes chances de passar por esta etapa, pois é uma grande cidade, possui o maior aeroporto do país e está próxima de São Paulo, o que favorece do ponto de vista logístico. ''Guarulhos é uma grande cidade e tem infraestrutura para receber eventos de porte. O fato de estar próximo à capital, inclusive, favorece a candidatura, porque facilita o transporte e a hospedagem'', afirma.
Casamento
Outro fator importante é a oportunidade que uniu o projeto ambicioso da prefeitura e o sonho de construção de um estádio por parte do S. C. Corinthians Paulista. A Organização Não Governamental ''Coringão'' planeja e arrecada fundos para construir um estádio com capacidade para 77 mil torcedores na cidade. Alberto salienta que os projetos ''casaram'' e espera, como aponta o cronograma da ONG, o estádio concluído em 2010.
O estádio, no entanto, é um projeto que independe da aceitação da candidatura da cidade à sede da Copa. ''O dinheiro será 100% dos investidores privados. O poder público não tem relação nenhuma com a construção do estádio'', diz o secretário.