Museu vai se tornar patrimônio nacional
Crato. O acervo do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri encontra-se em instrução de processo de tombamento, visando tornar-se “patrimônio nacional”, graças a um convênio firmando entre a Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Instituto do
Publicado 02/07/2007 09:37 | Editado 04/03/2020 16:37
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Urca, que informou sobre o tombamento, o acervo do Museu possui, atualmente, cerca de sete mil peças fósseis, distribuídas em várias coleções. O número representa um aumento substancial de fósseis catalogados, se comparado com a quantidade de peças que o museu possuía em 2003. Na época foram apenas 1.137 peças.
Segundo o Diretor do Museu, o geólogo Alexandre Sales, o Museu de Paleontologia ainda se preocupa com a divulgação do patrimônio, da identidade, da cidadania, da cultura e do imaginário popular do município de Santana do Cariri, chamado de “Capital Cearense da Paleontologia”.
O diretor lembra que em 2006, o Museu fez parceria com a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, considerada pelo Ministério da Cultura como um “ponto de cultura do Brasil”, oportunizando a divulgação e preservação do patrimônio cultural do município. Isto foi realizado por 13 jovens daquela Fundação, que fazem parte do Programa Agente de Cultura Viva, promovido pelo Ministério da Cultura.
“A educação patrimonial eleva a auto-estima da população, educa e suscita à preservação da paisagem cultural, estendendo-se ainda, na desaceleração do comercio ilegal de fosseis, na região”, acrescenta Alexandre Sales.
No Museu de Paleontologia, que reúne mais de sete mil peças datadas do período cretáceo, os visitantes são acompanhados por guias mirins. Todas as peças foram coletadas na região, em escavações nos arredores da cidade, que sedia simpósios na área da paleontologia. Também réplicas de animais pré-históricos podem ser encontradas no acervo.
Mais informações: Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Rua Dr. José Augusto Araújo, 326. Santana do Cariri. Telefone: (88) 35451206
Fonte: DN