Servidores pressionam governo em mais uma negociação

Os servidores estaduais reuniram-se na manhã de hoje (2) com representantes do Governo do Estado para mais uma Mesa Geral de Negociação Permanente. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Administraç

O objetivo das seqüenciais discusões tem sido cobrar a resposta à pauta de reivindicação entregue ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no dia 4 de maio. O documento dá continuidade ao processo de negociação entre o Fórum e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) com o Estado.


 


Na ocasião, foi colocada a pauta do reajuste salarial e ficou acertado que os pontos de exigências serão conversados separadamente em cada reunião. Um novo encontro foi marcado para os próximos dias 09 e 10 deste mês.


 


A mesa teve participação de dois representantes de cada sindicato / associação. A categoria realizou mobilização e protesto do lado de fora do prédio. Carro de som, panfletos e faixas deram voz aos servidores e servidoras que aguardavam o resultado das negociações.


 


Os manifestantes defendem que, se a proposta apresentada pelo Governo no próximo encontro não for adequada, outras categorias também entrarão em greve, assim como aconteceu com os trabalhadores em educação, em greve há 18 dias.


 


O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco) já agendou uma outra assembléia para a próxima terça-feira, dia 03, às 14h, na quadra do Complexo IEP, no Recife. Nela, serão repassadas informações sobre a rodada de negociação desta segunda-feira, além de votar a desistência ou permanência na paralisação.


 


Leia, na íntegra, o documento elaborado como pauta de reivindicação.


Esta pauta foi elabora em 03 (três) eixos e ratifica a nossa disposição em começar a corrigir as diversas distorções existentes no serviço público, recompor as perdas salariais e implantar uma política salarial que valorize os servidores e empregados do Estado, tendo ainda como objetivo a melhora do serviço público, o que representará, em diversos momentos, ganho no orçamento das famílias pernambucanas.


EIXO I – SALARIAL


a) O vencimento inicial das tabelas salariais não poderá ser inferior ao Salário Mínimo, respeitando-se os interstícios e diferenças entre faixas, classes e níveis já existentes.


b) Reajuste de 16% para as categorias cujos vencimentos iniciais estejam acima dos R$ 380,00.


c) A correção mínima será de 16%.


d) Implantação de Política Salarial.


EIXO II – BENEFÍCIOS


a) Vale Alimentação – Concessão para todos os servidores e reajuste no valor facial.


b) Vale Transporte – Extensão do benefício para servidores das cidades do interior que não tenham o transporte regulamentado.


c) Valor das Diárias – Revisão da tabela das diárias.


EIXO III – LEGISLAÇÃO


a) Revisão das Leis – LC 049, de 01/2003 e LC 078 de 18/11/05.


b) Funafim – Revisar a Lei, inclusive redução da alíquota.


c) Caso de Apoio – Alterar o decreto Nº 29.985, de dezembro de 2006.


d) Reformulação das leis que tratam – Risco de Vida; Insalubridade; periculosidade e; adicional noturno.


Considerando as pendências existentes, relativas aos diversos Planos de Cargos e Carreiras, o Fórum dos Servidores entende que as mesmas devem ser tratadas, com brevidade, nas Mesas adequadas.


Recife, 04 de maio de 2007.


Atenciosamente,


Paulo Rocha (Coordenador do Fórum dos Servidores Estaduais – CUT)


Fonte: Sintepe