Por etanol, China anuncia plantio de cana-de-açúcar

A China vai desenvolver novas plantações de cana-de-açúcar, sorgo doce, mandioca e couve-nabiça para atender à crescente demanda de etanol no país, segundo plano do Ministério da Agricultura divulgado nesta quarta-feira (4).

O plano descarta a expansão de produção de etanol a partir de cereais, sobretudo milho, a fim de evitar prejuízos ao setor alimentício. “Até 2010 a produção total será equivalente a 500 milhões de toneladas de carvão, fornecendo 24% da energia consumida no país”, de acordo com o projeto.
 


Em 2006, a China foi o terceiro maior produtor de etanol do mundo, atrás de Brasil e Estados Unidos. As quatro usinas existentes hoje, nas províncias de Heilongjiang, Jilin, Anhui e Henan, produzem álcool principalmente a partir de milho.



No entanto, a alta dos preços do milho e o temor de um possível déficit para o setor alimentício levaram Pequim a repensar a sua estratégia de produção de biocombustível, descartando o uso de cereais.



Segundo o jornal China Daily, os especialistas chineses consideram que o sorgo doce (gramínea semelhante ao milho) é a melhor fonte para produzir etanol devido a seu baixo custo. Além disso, ele pode ser produzido em terra não cultiváveis, num país onde só 13% do terreno é férteis.



O plano prevê produzir 3,8 milhões de toneladas de biocombustível a partir do sorgo. A proporção de milho utilizada na elaboração de etanol cairá de 90% para 70% em 2009, disse Cao Zhi, analista de mercado. Assim, a China deve produzir 6 milhões de toneladas de etanol em 2010 e 15 milhões em 2020.



Fonte: Efe