Câmara leva sessão para os bairros de Rio Branco

Projeto atendeu a Regional 6, abrangida por 16 bairros








 




 



Renata Brasileiro


A Câmara dos Vereadores de Rio Branco realizou na manhã de ontem a primeira sessão especial da Câmara nos bairros. O evento é fruto de um projeto do vereador Pascal Khalil (PC do B) e atendeu em sua primeira realização a Regional 6, onde as discussões foram voltadas para o tema “Gravidez na Adolescência”.


Jovens, moradores e lideranças dos 16 bairros abrangidos pela regional participaram da sessão, promovida no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE).


A prefeitura ofereceu breves palestras sobre o tema com as equipes das Coordenadorias Municipais da Mulher e da Juventude e das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social. Em seguida, foi aberto o debate entre todos os participantes.


“Não podemos nos iludir pensando que sabemos quais são os problemas que cada comunidade enfrenta e que tipo de projetos elas gostariam de ter em seu benefício. Por esse motivo, acredito na importância de se realizar sessões nas regionais, pois assim o diálogo entre vereadores e comunidade é aberto, e juntos somos muito mais capazes de construir uma sociedade justa”, destacou o relator do projeto, vereador Pascal Khalil.


O prefeito da cidade, Raimundo Angelim, fez questão de participar da primeira sessão na regional. Ele avaliou como positiva a iniciativa da Câmara de aprovar o projeto e disse que com a participação das lideranças comunitárias todos os projetos têm possibilidade de ser mais bem aproveitados.


“Foi muito inteligente da parte dos vereadores escolherem também o tema ‘Gravidez na Adolescência’ para esta regional, pois aqui a comunidade jovem é muito grande e também carente, o que torna maior o índice de casos de adolescentes grávidas”, reforçou o prefeito.


Solução em conjunto


A partir da sessão, os vereadores pretendem buscar soluções para os problemas maiores enfrentados nos 16 bairros da regional, relacionados à sexualidade insegura e a gravidez indesejada como conseqüência. Os próprios estudantes da regional foram bem afiados para a sessão e chegaram a produzir um vídeo produzido dentro da Paróquia Cristo Libertador que mostra exatamente o que acontece com jovens que engravidam cedo demais.


O vídeo exibiu cenas de um grupo de adolescentes que mora na comunidade e entre os membros, uma moça que atendia pelo nome Samanta havia engravidado de um traficante. Seu futuro estaria comprometido, já que além de ser muito jovem não possuía nenhuma perspectiva ao lado do pai da criança.


Uma solução foi proposta no próprio vídeo para casos como esse: a oferta de cursos de capacitação e de aulas esportivas para combater a ociosidade vivida pelos jovens carentes.


“É em razão dessa ociosidade que surgem os maiores problemas relacionados a drogas, ao vício, à gravidez na adolescência, entre outros. Por isso é que estamos inteiramente empenhados em oferecer o máximo de atividades possíveis para que os jovens se interessem por coisas mais produtivas e que lhes tragam resultados mais positivos”, completou o conselheiro da comunidade do bairro Sobral, Luiz Vicente.


De acordo com o projeto de sessão nos bairros, todas as regionais serão atendidas. Ainda não há nenhuma definição de qual será a próxima a receber os vereadores. Entretanto, o vereador Pascal Khalil adianta que a previsão é para o final de agosto.