MPA anuncia novas mobilizações no RS

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) irá realizar novas mobilizações na segunda quinzena de julho no Rio Grande do Sul. Os produtores querem pressionar o governo federal a fim de resolver, de forma definitiva, o endividamento na pequena propried

O coordenador do MPA, Lecian Conrad, afirma que os agricultores não aceitam renegociar a dívida em parcelas, como propõe o governo federal.


 


“Nossa proposta é que se negocie o conjunto das dívidas dos pequenos agricultores e se procure uma solução a longo prazo”, diz.


 


Depois dos protetos realizados em maio, agricultores e governo criaram um grupo de trabalho para discutir o endividamento. O MPA propõe que os produtores liquidem o contrato pagando 10% do total de suas dívidas, ganhando assim 90% de bônus.


 


Lecian diz que a proposta pode ser alterada, desde que o governo garanta o prazo de 30 anos para a renegociação da dívida, como foi concedido ao agronegócio.


 


“Se o governo não concordar com esta proposta, estamos propondo que se negocie a dívida em um prazo de 30 anos, com juro zero. No caso dos agricultores que se enquadram até o Pronaf C, ainda ganhem um desconto de 70% do valor, e para os enquadrados no Pronaf D, que tenha um desconto de 50%”, afirma.


 


Lecian avalia que, se o passivo das dívidas não for solucionado, os pequenos agricultores dificilmente conseguirão acessar os R$ 12 bilhões do Plana Safra 2007/2008 anunciados pelo governo federal no mês passado.


 


“Para que esses R$ 12 bilhões possam ser aplicados e realmente render em aumento de produção, avaliamos que é fundamental resolver esse passivo do endividamento”, diz.


 


Agência Chasque