Senador leva reivindicações do setor cajueiro ao Ministério da Fazenda

O Senador Inácio Arruda esteve em audiência nesta quarta-feira(11/07), com o Ministro interino da Fazenda, Nelson Machado, para levar a pauta de itens discutidos por produtores e organismos oficiais, no seminário Cajucultura: Desafios e Perspectivas, ocor

Durante esse encontro, ficou estabelecido o Pacto do Caju, com o objetivo de fazer crescer toda a cadeia produtiva envolvendo a produção do fruto. O setor do caju exporta hoje mais de 80% daquilo que vende. Os produtores solicitam ao governo federal a adoção de medidas essenciais, como o cumprimento da Lei Kandir, que poderia ajudar muito ao setor da cajucultura.


 



Na reunião de ontem no Ministério da Fazenda, o Senador Inácio foi acompanhado pelo presidente do Sindicaju, Antônio José Gomes Teixeira de Carvalho, do representante da Federação da Agricultura do Estado do Ceará, José Ramos Torres de Melo, e do representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Francisco Férrer.


 


O Senador  destacou a necessidade de se encontrar mecanismos governamentais capazes de acelerar o desenvolvimento da tecnologia e fazer com que o setor ganhe em produtividade e competitividade, pois hoje o Brasil ainda perde em exportações de castanha de caju para países como Índia e Vietnã. “As autoridades precisam compreender que a castanha do caju é o principal produto de exportação do Ceará, com mais de 300 mil pessoas trabalhando na época da safra”, afirmou Inácio.


 


O Ministro interino vai estudar as propostas e definir uma forma de encaminhamento para as solicitações do grupo.


 


 
 
Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda