Ministra da Economia argentina renuncia

A ministra argentina da Economia, Felisa Miceli, apresentou um pedido de renúncia nesta segunda-feira (16) depois de um promotor convocá-la a depor sobre cerca de US$ 60 mil encontrados no banheiro de seu gabinete.

Um porta-voz do ministério confirmou as informações da imprensa de que Felisa tinha se oferecido para deixar o posto. A ministra foi indicada ao posto em novembro de 2005.



Segundo uma fonte da Casa Rosada, o substituto de Felisa será o atual secretário de Indústria, Miguel Peirano. Ex-economista da União Industrial Argentina (UIA), ele é um importante defensor da indústria nacional. Ainda segundo a fonte, o anúncio oficial será feito na noite desta segunda-feira.
 


Os problemas para Felisa começaram no mês passado quando a polícia encontrou uma sacola com dinheiro durante uma checagem de rotina no gabinete da ministra.



Felisa declarou que o irmão dela tinha emprestado a maior parte do dinheiro, que ela planejava usar para comprar uma casa. No fim das contas, segundo ela, o acordo não se concretizou.



Felisa admitiu que cometeu um erro, mas que não tinha feito nenhum crime. É comum na Argentina o pagamento de imóveis em dinheiro.



Mas Guillermo Marijuán, promotor que investiga o caso, disse que Felisa deveria ser interrogada sob juramento para determinar se poderia ser acusada de algum crime.



Marijuán rastreou o dinheiro de volta ao que pareceu ser o banco de origem, mas disse que nem Felisa nem o irmão têm conta lá. Ele também descobriu que não havia histórico de retirada dessa quantia no banco.



Marijuán também está investigando o que aconteceu com o boletim de ocorrência original, aberto quando o dinheiro foi descoberto.



A mídia local inicialmente informou que a polícia tinha descoberto cerca de 240 mil dólares no gabinete de Felisa, mas o relatório final colocou o número em US$ 60 mil.



O juiz federal Daniel Rafecas, temporariamente a cargo da investigação, vai decidir se Felisa deve ser chamada para depor.