Sem categoria

Ato contra redução da maioridade reune 2 mil no Rio

Nesta segunda-feira (23/07), aniversário da Chacina da Candelária, manifestantes protestam contra os projetos de Redução da Maioridade Penal no Brasil no Centro do Rio. Uma passeata em direção à Cinelândia reúne cerca de 2 mil pessoas na avenida Rio Branc

Dezenas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil alertaram a população para os problemas do projeto que quer diminuir o limite de idade para que adolescentes sejam punidos por crimes. Um dos principais argumentos das organizações contra a redução da maioridade penal é o de que a participação ativa da juventude na macro-violência é irrisória e tal medida não resolverá o problema da violência no país, sobretudo nos grandes centros urbanos.


 


A Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal aponta que apenas 0,2% da população entre 12 e 18 anos cometeu, em 2004, algum tipo de ato infracional, sendo que 73,8% destes eram crimes contra o patrimônio, e não contra a vida. Os manifestantes pedem ainda o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e o fim do extermínio da juventude pobre.


 


Candelária


 


A chacina, protagonizada por policiais militares cariocas, levou à morte, por fuzilamento, de oito crianças e adolescentes entre as cerca de 70 que dormiam diante da Igreja. Dezenas de outras ficaram feridas em um dos maiores crimes cometidos contra os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente.


 


O crime também traz à tona a face da impunidade no país. Assim como nos casos ocorridos no campo, os responsáveis continuam à solta. Dos oito policiais identificados como participantes da ação, apenas três estão cumprindo pena.


 


Fonte: Agência.Consciência.Net