Bloco de Esquerda será lançado dia 09/08 em SP
O Bloco de Esquerda, que congrega o PDT, PSB, PCdoB, PMN, PHS e PRB, será lançado em São Paulo no próximo dia 09 de agosto, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. O bloco significa uma novidade no cenário político paulista, com a construção de ações
Publicado 24/07/2007 17:02 | Editado 04/03/2020 17:19
O Bloco de Esquerda surgiu no começo do segundo mandato de Lula para somar forças e influenciar nos rumos do governo para que as medidas populares e democráticas sejam efetivamente tomadas. A primeira ação política dos partidos foi organizar o bloco no Congresso Nacional, com atuação conjunta preservando a identidade dos partidos. A consolidação das atividades políticas para a ação conjunta na sociedade foi o lançamento de um programa comum dos partidos.
Na terça-feira (24/07), reuniram-se os membros das direções estaduais do PSB, Cláudio Valverde, do PDT, José Gaspar, e do PCdoB, Eduardo Debrassi e Rodrigo de Carvalho, para definirem as iniciativas para o evento do dia 09 de agosto. Na agenda, serão convidados os demais partidos do bloco, PMN, PHS e PRB, para construir um coletivo mais permanente de reuniões e atividades conjuntas de todos os partidos.
Para o lançamento do Bloco de Esquerda serão convidados os dirigentes nacionais dos partidos e figuras políticas mais destacadas, como o vice-presidente da República José Alencar (PRB), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), os ministros do Trabalho, Carlos Lupi (PDT, que também é presidente nacional dos trabalhistas), do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende (PSB) e dos Portos, Pedro Brito (PSB), os deputados federais Ciro Gomes (PSB), Márcio França (PSB), Paulo Pereira da Silva (PDT) e Aldo Rebelo (PCdoB). Também serão chamados os dirigentes nacionais e estaduais dos partidos que atuam nas entidades dos movimentos sociais, sindicais e de juventude. Além de dirigentes, parlamentares, prefeitos e pré-candidatos das diversas cidades do estado de São Paulo.
Os presidentes do PDT, PSB, PCdoB, PRB, PMN e PHS, devem se reunir na próxima segunda-feira (30/07), para definir as diretrizes do lançamento do Bloco de Esquerda e seus desdobramentos, como a organização de uma comissão de coordenação do bloco e a divulgação do programa comum dos partidos.
Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho-SP
Leia também: Proposta de Programa Comum do Bloco de Esquerda