Caravana discute reserva de vagas na UEPB

Percorrendo o estado para discutir aspectos do sistema educacional, os dirigentes da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba – AESP, chegaram à Campina Grande nesta terça-feira e após atividades nas escolas da cidade, foram recebidos pela Re

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Durante a visita — que teve como foco principal a implantação da reserva de vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino — os estudantes falaram sobre os objetivos da caravana e expuseram impressões dos primeiros dias da viagem que começou pela cidade de Conceição no último dia 16 de julho.


 


 


Para André Cesarino, presidente da entidade, a iniciativa da UEPB deveria ser seguida pelas demais universidades paraibanas, uma vez que representa um grande avanço social. “O nosso interesse agora é acompanhar de perto a implantação do sistema (de cotas) e provar que ele, além de viável, é uma alternativa acertada para diminuir o abismo social existente em nosso país”



 


A UEPB implantou o sistema de cotas a partir do vestibular 2007, após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, que decidiu pela reserva de 50% do total das vagas da instituição, por curso, para concorrentes aprovados no vestibular que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas do Estado da Paraíba.


 


 


Na reunião os caravaneiros falaram, ainda, sobre a aplicação do FUNDEB, as condições do transporte escolar nos municípios paraibanos, a implantação das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos currículos escolares, a importância dos movimentos artístico-culturais para a formação do estudante, além das alternativas para ampliação das vagas para o ensino superior no estado.


 


 


A professora Marlene Alves se disse emocionada com a iniciativa dos estudantes e avaliou que não vê alternativas de futuro para o estado da Paraíba que não seja a educação. Lembrando que a UEPB é mantida por todo o povo paraibano a Reitora reafirmou o compromisso de sua gestão com a melhoria da educação em todos os níveis e se colocou a disposição da Caravana para o que fosse necessário, desde a disponibilização de informações sobre a viabilidade das cotas até questões mais gerais sobre o ensino público e acesso à educação.


 


 


A Caravana da AESP, após outras visitas institucionais, segue para a cidade de Queimadas e deve visitar outros seis municípios antes de chegar a seu destino final, João Pessoa, no próximo dia 03 de agosto.


 


 


De Campina Grande;


Ana Cristina Santos