Começa o IV Festival Música na Ibiapaba
A programação artística do IV Festival Música na Ibiapaba está mais diversificada e tem oferecido boas surpresas. O foco das apresentações continua na Música Popular Brasileira.
Publicado 24/07/2007 10:13 | Editado 04/03/2020 16:37
A abertura com a Orquestra Eleazar de Carvalho, no sábado, representou apenas um aperitivo. A programação do domingo e de ontem mostrou-se ainda melhor. O fim de tarde do domingo foi embalado por uma aula-show sobre os 80 anos de Tom Jobim. À noite, o Coral da UFC apresentou o musical cênico ´Gonzagas´. Ontem, uma nova aula-show, desta vez sobre os 100 anos do frevo.
A programação seguiu com shows de artistas da Ibiapaba – Os Pancinhas (São Benedito) e Gilmar Nunes (Tianguá) -. No encerramento da terceira noite, foi a vez de Humberto Pinho e Banda subirem ao palco para fazer um Tributo a Cartola e da dupla Ítalo & Renno embalar o público com um show de música instrumental.
A afinação fica patente entre os participantes do Festival, com a união fazendo a força na aula-show de domingo. Com repertório refinado, comentários didáticos e a sintonia de intérpretes e instrumentistas, o grupo de professores que se apresentou no palco do Patronato deu a dimensão da grandeza da obra de Tom Jobim. A voz de Consiglia Latorre deu vida a músicas como ´Imagino´ e ´Eu te amo´, ambas da dupla Chico Buarque/Tom Jobim, enquanto a voz de Edmiriam Villaça foi ouvida, entre outras, na interpretação de ´Como um samba de adeus´ , de Chico Buarque e Caetano Veloso, música feita em homenagem ao grande maestro e que ficou popular na voz de Gal Costa.
A apresentação teve uma parte só instrumental. Tom Jobim certamente teria ficado feliz com o time de instrumentistas escalado para a execução de suas músicas: Rafael dos Santos (piano – SP), Júnior Primata (baixista – RN), Manoca Barreto (guitarrista – RN), Luizuinjho Duarte (baterista – CE) e Costinha (Saxofonista – PB). Entre uma música e outra, Rafael dos Santos, experiente professor de festivais, ia alimentando o público com informações sobre a obra do pai da bossa-nova. ´A densidade da música de Tom é parecida com a de Villa-Lobos´, comentou.
Quando a noite de domingo chegou, a programação artística continuou em outro cenário, a Praça da Matriz. O Coral da UFC sobe ao palco com o belo espetáculo cênico ´Gonzagas´. Uma mistura de música, dança, teatro, figurino caprichado e um cenário simples, mas poético, com direito até a uma ´barraca de beijo´. O repertório, como o nome do espetáculo sugere, é recheado de clássicos de Luiz Gonzaga, interpretado por cantores-atores que não escondiam a alegria de estar no palco.
A força das melodias e das letras de Gonzagão encheu a Praça da Matriz. Nem o atraso de uma hora e meia para a apresentação do Coral tirou o entusiasmo do público. ´Meu deus! parece que voltei a ser jovem. Meu filho, isso lembra as festas do meu tempo de mocinha, com quadrilha e as lindas músicas do nosso Rei (do Baião)´, comentou a aposentada Dinalva Andrade.
Ontem, a programação artística começou às dez horas, com a exibição, no Teatro Pedro II, do DVD ´Diana Kraal in Paris´ – diariamente o Teatro da cidade abre suas portas para estas exibições. Mas a programação esquentou com a aula-show ´100 Anos de Frevo´, no Patronato. Em mais de uma hora de aula, os professores conduziram o público em um passeio pela história do mais tradicional gênero musical pernambucano.
Depois, a programação mudou-se para a Praça da Matriz, que recebeu os shows de Os Pancinhas e de Gilmar Nunes. O encerramento ficou para o palco da Igreja do Céu, uma espécie de mirante de Viçosa do Ceará, com um Tributo a Cartola, feito por Humberto Pinho e Banda. Foi o ponto alto da noite.
O público teve a oportunidade de acompanhar Humberto Pinho na intrepretação de clássicos como ´As Rosas não Choram´, ´Alvora do Morro´ e ´Soldado do Amor´, de autoria do ´Trovador do Samba´. Como últimas atrações da noite, subiram ao palco da Igreja do Céu a dupla Ítalo & Renno – com um show de música instrumental – e um grupo de alunos, com um variado repertório da MPB.
A programação artística de hoje começa com a exibição do DVD ´Wagner Tiso 60 anos´, no Teatro Pedro II, em dois horários, às dez e às 16 horas. Em seguida, tem duas apresentações na Praça da Matriz. A primeira às 18 horas, com o grupo de reisado Zabumbá. A segunda, às 19h40, com a Banda Emoção, de Ibiapina. O encerramento da noite de hoje acontece no Palco do Céu, com o Encontro de Mestres, às 21 horas; e com a ´Roda de Som com os Educandos´.
O IV Festival Música na Ibiapaba estende-se até o próximo sábado, em Viçosa do Ceará. A programação artística é toda aberta ao público. Informações: 88 – 3632.1144 (Secretaria de Cultura de Viçosa) e 85 – 3488.8601.
Fonte: Diário do Nordeste