Programa de TV contribui com a alfabetização de jovens e adultos

O programa de alfabetização de jovens e adultos '' Salvador Cidade das Letras – Brasil Alfabetizado''  promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, tem agora um importante aliado, o programa televisivo Cidade das Letras. Lançado no di

O programa ampliará a abrangência da alfabetização de jovens e adultos do Programa Salvador Cidade das Letras – Brasil Alfabetizado. No período de 2006/2007, foram inscritos 21.800 jovens e adultos, tratando-se do recorde nacional de inscrições do programa do governo federal Brasil Alfabetizado.


 


A participação de professores e alunos será de grande importância para criar uma dinâmica de reciprocidade, sendo capaz de enriquecer a prática pedagógica e cognitiva. Assim eles serão os protagonistas em quadros como ''Revisão da Semana'', ''Matéria do Dia'', ''Sala do Professor'' e ''Cidade das Letras''.
 


Para o prefeito de Salvador, João Henrique(PMDB), o programa oferece perspectivas, novos horizontes e qualidade de vida aos alunos. Segundo ele, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra – SIMM oferece 50 mil vagas de emprego, mas só 20 mil foram preenchidas devido à falta de profissionais qualificados. O programa dá a oportunidade para que o desempregado possa se qualificar e disputar essas vagas.
 


O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, do PCdoB, explicou que é importante investir em educação infantil, como a prefeitura já faz, sendo um grande feito a municipalização das creches, mas dar a oportunidade a pessoas que se afastaram dos estudos para trabalhar é uma grande vitória da gestão. ''A exclusão do mundo do saber, do conhecimento, é a pior cegueira'', declarou o secretário.
 


Campello pediu a ajuda dos presentes para que todos abracem o projeto, como o Estado, a sociedade e empresas privadas, e assim, seja alcançada a meta de que Salvador receba o selo do MEC de Município Livre do Analfabetismo. Para que cada ''canteiro de obra, redutos dos comerciários, terreiros de candomblé, sejam sala de aula. Transformando a cidade em uma grande sala de aula'', afirmou.


 


Fonte: Ascom Smec