Exército popular chinês comemora 80 anos de fundação

O presidente Hu Jintao ressaltou nesta sexta-feira o papel e a grande contribuição do Exército Popular de Libertação (EPL) na defesa da soberania nacional, unidade, integridade territorial e segurança da China.

Hu, secretário-geral do PC da China (PCch) e presidente da Comissão Militar Central do partido, pronunciou-se durante cerimônia organizada no Grande Palácio do Povo em Pequim, na celebração do 80.º aniversário de fundação do EPL.



Em 1.º de agosto de 1927, o levante de Nanchang, na província oriental de Jiangxi, marcou o início da direção independente do PCCh sobre as forças armadas.



Depois da fundação da República Popular da China, em 1949, o governo estabeleceu o 1.º de agosto como o Dia do Exército, uma festa nacional.



“Contamos com a memória da antiga geração de revolucionários proletários e militares e de numerosos mártires da revolução, cujo histórica contribuição permanecerá com as montanhas, rios e brilhará com o Sol e a Lua”, afirmou Hu.



De acordo com a agência de notícias Xinhua, Hu saudou, em nome do PCCh e CMC, a todos os “velhos camaradas”, que realizaram uma enorme contribuição à revolução, ao desenvolvimento, impulso reformador e construçao das Forças Armadas.



Hu relembrou as experiências passadas do Exército chinês e resumiu a tradição fundamental e central do EPL como “obedecer a direção do Partido, servir ao povo se ser valente e bom na luta”.



Sublinhou que três gerações de líderes chineses, Mao Tsé-tung, Deng Xiaoping e Jiang Zemin, puseram sempre ênfase na herança da excelente tradição do Partido e Exército, e na adesão à natureza, mandamentos, verdadeiras qualidades e estilo do EPL.