China anuncia lançamento de terceiro satélite sino-brasileiro
A Administração Nacional do Espaço da China (ANECh) anunciou no último domingo (29) que o país lançará o terceiro satélite de recursos terrestre sino-brasileiro em setembro ou outubro, segundo notícia publicada pela agência Xinhua.
Publicado 31/07/2007 11:34
A data de lançamento é ligeiramente diferente da anunciada previamente em junho por Sun Laiyan, diretor da ANECh, que afirmou que o Satélite de Recursos Terrestres 02B seria lançado em setembro.
O satélite será lançado a partir de Taiyuan, capital da província de Shanxi, no norte da China, por um foguete Grande Marcha 4B. Sun revelou que o satélite foi provido com uma câmera de alta definição melhor que a anterior.
O satélite foi montado e provado no Brasil e depois enviado à China, para um teste de simulação de vácuo realizado no início de junho.
China e Brasil assinaram o acordo de cooperação sobre o 02b em 2004. O acordo também prevê que ambos também vão desenvolver os satélites 03 e 04 e lançar o satélite 03 em 2009. Os dois satélites anteriores foram lançados em 1999 e 2003.
Os satélites sino-brasileiros anteriores produziram mais de um milhão de imagens terrestres, 180.000 das quais foram utilizadas por mais de 1.200 usuários chineses dos setores da agricultura, silvicultura e mineração, assim como de supervisão ambiental e outras áreas.