Eleições 2008 no Maranhão: partidos fazem filiações de olho em prefeituras

As direções dos partidos políticos aceleram a campanha de  filiação no estado. Com o prazo de pouco mais de 60 dias para apresentar a ficha de filiações dos candidatos às eleições do próximo ano aos cartórios eleitorais, pelo menos três partidos busc



O Democratas (ex-PFL) luta para manter o quadro existente anteriormente à troca da sigla. De acordo com informações da direção estadual do partido, atualmente funcionando como comissão provisória, até o mês de outubro, prazo final da legislação eleitoral para encaminhamento de filiações, o Democratas deve ter instalado no Maranhão cerca de 100 comissões municipais provisórias.

No mês de outubro o partido que contava com cerca de 290 vereadores e 52 prefeitos no estado, segundo o último levantamento realizado em abril, promove convenções municipais, em seguida as estaduais preparatórias da nacional.

Atualmente organizado em 100 comissões provisórias no estado, o partido deverá realizar campanha de filiação dentro dos próximos dias. Segundo anunciou há uma semana o presidente das comissões provisórias estaduais, deputado federal Clóvis Fecury, a intenção é concorrer com candidaturas próprias às prefeituras de todos os 217 municípios maranhenses.

Na mesma linha de fortalecimento do partido, o Partido Comunista do Brasil no Maranhão intensifica a campanha de filiação até 30 de setembro. Na próxima sexta-feira, como parte do ciclo de debates São Luís 400 anos, o partido recebe mais uma leva de filiados. Em março deste ano houve o acréscimo de cerca de três dezenas de filiados com vocação eleitoral.



COMUNISTAS

As perspectivas do PCdoB se ampliar considerando que de janeiro para cá o partido conseguiu se expandir de 62 para 130 municípios maranhenses. Até o final do ano o partido realiza conferências municipais com objetivo de preparar-se para as eleições do próximo ano. Pelo menos 600 militantes concentrados em São Luís devem ser mobilizados para ampliar o quadro do PCdoB no estado.

São Luís se destaca nos plano do PCdoB. Nos planos da direção do partido está a formação de uma bancada expressiva na Câmara Municipal, atualmente representação. A concretização da bancada deverá ser oxigenada pela candidatura do deputado federal Flávio Dino à sucessão do prefeito Tadeu Palácio (PDT). O partido está dialogando horizontalmente com as demais legendas da Frente em torno do governador Jackson Lago (PDT) para chegar a um consenso.

PETISTAS

Já o Partido dos Trabalhadores no Estado de março até o mês de junho já distribuiu mais de três mil fichas de filiação para os delegados municipais do partido. A data para recolher os datas fixada pelo partido é 30 de setembro.

Segundo levantamento do partido realizado por ocasião da realização do Processo de Eleição Direta, no ano passado 11.344 eleitores estavam filiados regularmente ao PT no Maranhão. Votaram somente 6 mil no processo que elegeu o deputado federal Domingos Dutra para presidente. No estado onde o presidente Luiz Inácio lula da Silva se reelegeu com mais de 760% dos votos válidos, o PT conta com 145 diretórios organizados.

Com cerca de 40 vereadores filiados em todo Estado, o partido conta com 1.600 filiados em São Luís, número superior a todas outras legendas. Esses números serão colocados na mesa de debate que o partido realizada nos dias 4 e 5 de agosto, próximo final de semana, no Araçagy, onde as eleições municipais deve tangenciar a pauta.


 


O imaprcial