Paraguai quer discutir Itaipu no Parlamento do Mercosul
O governo do Paraguai vai solicitar a inclusão na pauta do Parlamento do Mercosul algumas de suas reclamações por suposta iniqüidade nos empreendimentos hidroelétricos de Itaipu (com Brasil) e Yacyretá (com Argentina).
Publicado 31/07/2007 14:42
O anúncio foi feito pelo senador Alfonso González Núñez, um dos legisladores que representam o Paraguai no Parlasul, após uma reunião com o presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos.
Ao abordar a reunião do Parlasul, em Montevidéu, nos dias 6 e 7 de agosto, Núñez declarou que o presidente pediu para que fosse incluída na pauta “a reivindicação histórica da renegociação dos tratado de Itaipu e Yacyretá”.
González Núñez tocou em questões como a dupla indexação de Itaipu e a reestruturação da dívida de Yacyretá, que argumenta não ser de responsabilidade do Paraguai.
“Na sessão anterior do Parlasul, já formulamos estas reivindicações, e logicamente que vamos seguir fazendo isso, assim como a Argentina faz com as Malvinas e os brasileiros pedem também solidariedade pelo tema da rodada de Doha”, sustentou.
González Núñez qualificou os temas relacionados com os tratados hidroenergéticos como “uma questão de Estado do Paraguai”.
Fonte: Ansa Latina