UJS do Amazonas se prepara para o segundo semestre

Prestar conta, organizar a casa e planejar os passos a serem dados no segundo semestre. Este foi o tripé que norteou a plenária estadual da UJS do Amazonas, realizada sábado (28/07) no auditório da Escola S

Além da pauta estipulada para a ocasião, a plenária teve o reforço de uma intervenção do presidente do PCdoB-AM, Antonio Levino, na abertura dos trabalhos. Tratando de conjuntura, Levino fez um levantamento do papel da juventude na sociedade brasileira, destacando, dentre outras coisas, o protagonismo juvenil e da UJS em momentos como o impeachment de Fernando Collor de Melo. Além disso, afirmou “que é chegada a hora da juventude ocupar os espaços de poder, já que sempre agiu como protagonista em todos os momentos da história do país”.


 


O presidente da UJS no Estado, Bruno Correa, deu prosseguimento às atividades da planária com a leitura do balanço das atividades realizadas ao longo do primeiro semestre. O texto chamava atenção para o êxito da jornada pelo passe livre estudantil, que culminou com o maior ato do Brasil, no dia nacional de luta pelo passe livre, em 22 de março, reunindo cerca de 10 mil estudantes nas ruas de Manaus e, também, pelo sucesso na formação da maior bancada do Estado no 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE).


 


Somadas a essas duas campanhas, consideradas os picos desse período, foram citadas a formação do Fórum Permanente do Transporte Coletivo, constituído pelas entidades dirigidas por membros da UJS no mês de janeiro; a campanha de solidariedade em prol dos desabrigados pelas fortes chuvas ocorridas em Manaus em abril; a participação na manifestação do Dia Internacional das Mulheres, ocasião em que também realizaram o “Fora Bush”; a presença com intervenções destacadas nas audiências públicas do transporte coletivo e na de políticas públicas de juventude, esta ocorrida na Câmara Municipal; e nas Conferências Municipal e Estadual de Mulheres.


 


Em seguida, foi apresentada a proposta de calendário para o segundo semestre. Previamente constituída por ações a serem realizadas, prioritariamente, no movimento estudantil, a agenda foi enriquecida com a busca por outra audiência pública na Câmara Municipal de Manaus, em virtude do aniversário da UNE, encontro de jovens mulheres filiadas à UJS, panfletagem sobre democratização dos meios de comunicação, festival da juventude, para comemorar o aniversário da UJS, e diversos outros eventos. Haverá, ainda, o acréscimo da programação das cidades do interior, a ser enviada nas próximas semanas.


 


Considerada como fundamental para a concretização da agenda aprovada, a reformulação da direção da organização foi o outro ponto de pauta. Enfrentando a situação de ter duas direções concentradas em Manaus, a municipal e a estadual, com um total de 44 nomes divididos em ambas esferas, mas sem poder contar com vários deles no dia-a-dia da militância e com a perspectiva da baixa de outros, Bruno Correa reuniu a direção efetiva da UJS semanas antes para apresentar na plenária uma proposta de modelo de direção e os nomes para a composição da mesma. O resultado foi a fusão da diretoria de Manaus e da estadual, aproveitando os nomes que permanecem na ativa e, também, lançando outros.


 


De acordo com Bruno, um critério analisado com bastante atenção foi a projeção de militantes relativamente novos para a direção. “Estamos passando por uma renovação dos quadros da UJS, eu mesmo represento essa tendência”, disse ele. Com isso, foram escolhidos 24 nomes, oriundos de diferentes frentes de atuação, tais como cultura, movimento estudantil secundarista, universitário, movimento de mulheres e, também, de líderes do interior, medida que contempla uma de suas reclamações que é a maior proximidade com os dirigentes  estaduais.


 


Por fim, houve a exibição de um vídeo de fotos, editado por Rafael Nascimento, membro da UJS há cinco anos, no qual há o registro dos militantes amazonenses na Bienal da UNE, nas atividades que resultaram no grande ato do passe livre e durante o 50º CONUNE.


 


Anderson Bahia UJS-AM