Asean: Fórum asiático discutirá segurança regional
Diplomatas e representantes de 26 países e da União Européia abriram nesta quinta-feira em Manila, Filipinas, o Fórum Regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o maior encontro asiático para debater assuntos de segurança.
Publicado 02/08/2007 10:36
O Alto Representante da União Européia para a Política Externa e de Segurança Comum, Javier Solana, além do subsecretário de Estado americano, John Negroponte, participam da reunião, de apenas um dia.
A mudança climática, a desnuclearização da Península Coreana, a ocupação no Iraque e o conflito de Darfur, no Sudão, deverão ser os temas principais dos discursos.
Segundo o secretário-geral da Asean, o cingapuriano Ong Keng Yong, os 27 membros do Fórum Regional da Asean decidiram criar um comitê encarregado de supervisionar o uso da energia nuclear na Ásia e evitar a sua utilização para produção de armas.
Os ministros de Relações Exteriores da Austrália, Alexander Downer, e de Cingapura, George Yeo, disseram na quarta-feira que o fórum vai abordar a mudança climática e a segurança energética.
A Asean é formada por Brunei, Mianmar, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Além dos 10 países-membros, o fórum conta com a participação de Austrália, Bangladesh, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Canadá, China, Estados Unidos, Índia, Japão, Mongólia, Nova Zelândia, Paquistão, Papua-Nova Guiné, Rússia, Sri Lanka, Timor-Leste e UE.