Sem categoria

Em reunião com PCdoB, Lula sugere acordo com PT para 2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (2), integrantes da direção nacional do PCdoB no Palácio do Planalto. No encontro, Lula buscou informações sobre a organização de uma nova central sindical proposta pela Corrente Si

 


Estiveram presentes na reunião com Lula, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o vice-presidente do Partido e líder da bancada comunista na Câmara, Renildo Calheiros (PE), o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e o secretário de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino. 


 


Dentre os assuntos tratados, o presidente Renato Rabelo comentou a iniciativa da Corrente Sindical Classista (CSC) de debater sua participação na CUT. “Procurei explicar ao Lula que a Corrente Sindical Classista é autônoma, apesar de ter uma influência dos comunistas. O problema na central é de convivência. Chegou um ponto tal que a CSC não tinha como conviver no interior da CUT. Ela foi deixando de ser uma central sindical plural e foi se transformando numa central de uma corrente. A situação chegou a um ponto que a própria corrente, que tem a hegemonia da CUT, passou a disputar internamente. Isso criou muitos problemas para CSC ”, disse Renato.


 


O dirigente comunista comentou que a alternativa encontrada foi construir uma central plural, unitária que não fosse só da CSC, e sim, de outros setores sindicais. “Na opinião da CSC, a unidade poderia ser feita hoje e em outro nível, em novas condições. Seria justamente tentar construir um fórum que congregasse essas centrais, procurando estabelecer uma plataforma comum, construída por elas. E a unidade poderia ser construída justamente nesta nova situação” enfatizou.



 


Aliança política para 2008


 


O presidente Lula solicitou ao grupo um encontro entre o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, para se discutir as eleições municipais de 2008, buscando um acordo entre os dois partidos. Para isso, Lula iria comunicar aos dirigentes do Partido dos Trabalhadores para marcarem uma reunião no intuito de debater o tema, com a presença dele. 


 


“Dissemos que de nossa parte não tem problema. Que sempre existia a possibilidade de acordos com os partidos que compõe o campo do governo. Para nós isso é importante e, sobretudo com o PT, que sempre foi um aliado há muito tempo”, afirmou Renato.


 


Elogios 


 


Além do convite, o presidente Lula fez grandes elogios ao ministro do Esporte, Orlando Silva, pelo excelente trabalho feito durante os jogos Pan-Americanos. Lula falou que o ministro é uma grande revelação e se mostrou bastante competente. Acrescentou também que o ministério e o ministro são os grandes responsáveis pelo êxito do Pan. 


 


Outro membro do Partido elogiado pelo presidente foi o jovem Gustavo Petta, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). De acordo com Renato, Lula ressaltou o grande talento do jovem e sua capacidade política. Lula disse que o PCdoB têm quadros jovens bastante qualificados.



 


Da redação em Brasília,
Alberto Marques