Sem categoria

Ex-dirigente do PCCh em Xangai será processado na prisão

Chen Liangyu, ex-chefe do Partido Comunista da China em Xangai, aguarda na cadeia para ser processado penalmente, informaram nesta quinta-feira (2) fontes do partido em Pequim.

Gan Yisheng, porta-voz da Comissão Central do Controle Disciplinar do PCCh, comunicou à mída que o caso de Chen foi transferido para a procuradoria e que o tribunal divulgará em breve a data para o julgamento.



Chen foi expulso do PCCh e destituído de todos os seus cargos governamentais, inclusive o de deputado da Assembléia Nacional, no último 26 de julho, sob acusação de corrupção.



Nascido em 1946, Chen ocupava o cargo de secretário do Comitê Municipal do PCCh na metrópole econômica e comercial do país, e era membro do Birô Político do Comitê Central, quando surgiram as denúncias de corrupção contra si.



De acordo com as investigações da Comissão, Chen abusou de seu poder para fins pessoais, especialmente repassando vultosas somas em empréstimos ilegais do Seguro Social de Xangai para empresas privadas.



O acusado também auxiliou empresas privadas a comprar ações de estatais, o que afetou seriamente os ativos públicos.



Chen também foi acusado de aproveitar-se de sua posição para exigir “uma grande quantidade de dinheiro” em subornos relacionados com o estudo e a aprovação de distintos projetos, designação de fundos, atração de investimentos, planificação de terras e promoção de funcionários.