MST ocupa fazenda em Pedro Osório
Cerca de 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra ocuparam na manhã desta quinta-feira a Fazenda Palma, no município gaúcho de Pedro Osório. A área de 9 mil hectares fica em frente à BR-116.
Publicado 02/08/2007 21:21 | Editado 04/03/2020 17:12
Alguns barracos já começaram a ser montados, e a terra preparada para os plantios de verão. As famílias estavam acampadas ao lado da área, em terreno cedido pelo Assentamento Novo Pedro Osório, mas o espaço é pequeno e as condições precárias.
Essa é a terceira vez que o Movimento ocupa a área neste ano, como relata Márcio da Silva, coordenador do acampamento.
“Nós, desde abril, fizemos a ocupação da Fazenda Palma e, com isso, fomos despejados, com aparato da Polícia Militar. A partir disso, também ocupamos um espaço da área, onde fizemos uma horta. Novamente a horta foi destruída pela Brigada Militar. Dentro disso, as famílias hoje, pela parte da manhã, começaram a conversar e decidiram retomar o plantio na área da Fazenda Palma”, conta.
Os sem terra afirmam que a fazenda Palma é improdutiva e querem a desapropriação da área para o assentamento das famílias. O Incra já vistoriou a área no mês de abril, mas até o momento não houve uma resposta.
“O espaço que nós temos hoje é dentro de um assentamento, cedido por uma família já assentada, e aquele espaço todo da Fazenda Palma está totalmente abandonado, não tem produção nenhuma”, diz Márcio.
Hoje estão acampadas no Estado 2500 famílias.
Agência Chasque