Sem categoria

Peru e Bolívia se comprometem a fortalecer relação bilateral

Os presidentes do Peru e da Bolívia, Alan García e Evo Morales, se comprometeram nesta quarta-feira (1º), em Lima, a fortalecer a relação bilateral entre os dois países, após uma reunião na qual o anfitrião aceitou que “não somos iguais ideologicamente, n

Durante a conversa, os dois presidentes resolveram cooperar para combater o tráfico de drogas, o terrorismo e a corrupção. García disse a Evo que “estamos muito agradecidos por sua visita e pedimos mais horas” em sua estadia, antes de dar-lhe a condecoração da Ordem El Sol do Peru no grau de Grã-Cruz com brilhantes.



García destacou que seu país e a Bolívia acordaram “de forma futurista” trabalhar em um acordo comercial entre a Comunidade Andina e a União Européia, respeitando as diferenças de cada país.



Por sua parte, Evo declarou que recebeu a condecoração em nome dos “movimentos sociais” e disse que a Bolívia compartilha com o Peru “uma história comum, povos em comum e a luta por eles”.



O presidente boliviano pediu que García se junte à luta contra a pobreza e o esquecimento dos povos andinos, respeitando as diferenças entre seus governos, e enfatizou que seu governo atua contra os que lucram com os recursos naturais de seu país. “Precisamos de sócios, não de patrões, sobre nossos recursos naturais”, disse, para em seguida convidar García a realizar uma visita oficial à Bolívia.



Ambos assinaram, ao término da reunião, uma declaração conjunta que reafirma a relação entre ambas nações. Porta-vozes governamentais peruanos disseram esta semana que era possível que os presidentes falassem da demanda boliviana ao Chile pela saída ao mar, mas ao concluir a reunião não houve confirmações sobre o tema.



Os presidentes declararam também o compromisso de seus países com a democracia e o estado de direito, a promoção e a proteção dos direitos humanos, assim como a inclusão social.



Fonte: Ansa Latina