Venezuela inicia exploração petrolífera em território cubano
A empresa estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) iniciou nesta quarta-feira (1º) a exploração de seis territórios ao longo da costa marítima cubana, nos quais espera encontrar jazidas de petróleo com alto potencial de produção.
Publicado 02/08/2007 13:32
Segundo os dados divulgados pela empresa, sete grupos internacionais estão interessados em explorar a bacia norte de Cuba, onde a espanhola Repsol-YPF já descobriu petróleo de boa qualidade em 2004, ainda que em quantidades não comerciais.
A estatal Petrovietnam foi a última companhia a explorar a região, onde a Pesquisa Geológica dos Estados Unidos calculou reservas de uns 4,6 bilhões de barris de petróleo, com um potencial máximo de 9,3 bilhões de barris.
O interesse das petroleiras estadunidenses, à margem do processo em virtude do bloqueio que Washington mantém sobre Cuba desde a década de 1960, se elevou
perante um potencial negócio a cerca de 150 quilômetros de sua costa.
Contudo, Caracas é o principal sócio comercial de Havana, para quem exporta 98 mil barris diários de petróleo a preços preferenciais, que a Ilha paga com os serviços de 26.600 médicos que trabalham nos programas sociais do presidente Hugo Chávez.
O intercâmbio comercial entre ambas as nações no 2006 atingiu US$ 2,64
bilhões, seis vezes mais que o registrado em 2001. Além disso, a PDVSA colabora em vários projetos energéticos na Ilha, como a reativação da refinaria de Cienfuegos, com capacidade para processar 65 mil barris por dia, e a construção de um centro de armazenamento de combustíveis em Matanzas.
Fonte: Granma