Chávez e Vázquez debaterão acordos bilaterais
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegará na quarta-feira (8) a Montevidéu para analisar com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, projetos conjuntos e o ingresso de seu país no Mercosul, anunciaram fontes diplomáticas.
Publicado 07/08/2007 12:14
Chávez, que viaja acompanhado por membros de seu gabinete, busca o apoio de Vázquez — que exerce a presidência temporária do bloco sub-regional — para acelerar o processo de aprovação do ingresso pleno da Venezuela no bloco, segundo as fontes.
A agenda do presidente ainda não foi divulgada, mas fontes do governo uruguaio indicaram que Chávez chegará a Montevidéu às 18 horas (17 horas no horário de Brasília) e participará junto com sua comitiva de um jantar com Vázquez.
Na manhã de quarta-feira os presidentes voltarão a se reunir e depois de um almoço de trabalho farão “importantes anúncios em matéria energética e de cooperação”, declarou hoje à Radio Carve o embaixador da Venezuela em Montevidéu, Franklin González.
A Venezuela adquiriu recentemente 10% das ações da estatal Álcoois do Uruguai (Alur) e está disposto a aumentar esse número para 25%.
O diplomata acrescentou que seu país tenta concretizar a compra de “um importante volume de açúcar” uruguaio.
Autoridades da empresta petroleira PDVSA que acompanham Chávez se reunirão com os diretores da Administração Nacional de Combustíveis (Ancap) do Uruguai para examinar eventuais transformações de sua refinaria a fim de possibilitar o processamento de petróleo no país.
Chávez, que iniciou seu giro hoje na Argentina, prosseguirá quarta-feira à tarde por Bolívia e Equador.