Vice-Prefeita de Milhã, no Ceará, filia-se ao PCdoB
A cidade de Milhã, situada no sertão-central do Ceará, a 301 km de Fortaleza viveu uma manhã diferente no último sábado, dia 4. Faixas espalhadas na cidade davam boas ao Senador Inácio Arruda e sua comitiva composta de deputados e dirigentes do PCdoB. Era
Publicado 07/08/2007 17:59
O Centro Paroquial foi pequeno para acolher cerca de 200 pessoas, entre trabalhadores rurais, servidores públicos, estudantes, donas de casa, vereadores e lideranças políticas locais. Compuseram a mesa do ato político a vice-prefeita Liana de Cássia, o senador Inácio Arruda, os deputados estaduais Lula Morais (PCdoB) e Antonio Granja (PSB), os vereadores de Milhã Rocicleide Pinheiro e Sivando Pinheiro. Além dos parlamentares também estavam na mesa o presidente do PCdoB/Ce, Carlos Augusto Diógenes; o secretário de agricultura de Milhã, Faustino Pinheiro; o representante do deputado federal Chico Lopes(PCdoB), Inácio Carvalho; o representante da UJS estadual, Rudiney de Souza; a presidente da UJS de Milhã, Luana Pinheiro, o ex-deputado federal Pinheiro Landim, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Milhã, Manuelzinho Viana; o membro da Coordenadoria de Juventude do Governo do Estado, Túlio Menezes, dirigentes do PCdoB em Acopiara e Quixelô, além de representantes do PT e do PTB locais.
O ato foi aberto com a leitura de um documento com diversas reivindicações da cidade que foi entregue aos parlamentares presentes. Em seguida a vice-prefeita Liana de Cássia afirmou ser aquele um evento histórico na cidade, que pela primeira vez recebia um senador da república, “o Senador do Ceará, o Senador de Milhã, o camarada Inácio Arruda”, que estivera na cidade em campanha eleitoral há exatamente um ano. Liana dirigiu-se em especial à juventude para quem reivindicou educação, esporte, cultura e lazer, mas também afirmou que os diversos segmentos de Milhã esperam contar sempre com o apoio do senador Inácio Arruda. A vice-prefeita se disse feliz por ingressar no PCdoB porque acredita na sua trajetória de 85 anos marcada por vitórias e respeito do povo brasileiro. Para ela, que fundou e presidirá o PCdoB de Milhã “o partido está nascendo em Milhã porque acredita na melhoria da vida do povo e da cidade”. Por fim defendeu o Presidente Lula, por ela chamado de “Presidente dos Pobres”, provocando uma forte vibração entre os trabalhadores e jovens presentes.
Uma liderança respeitada
O Presidente do PCdoB/Ce, Carlos Augusto Diógenes deu um testemunho do “amor de Liana de Cássia por sua cidade”. Segundo Diógenes, “desde que conheci Liana, durante a campanha eleitoral, em junho de 2006, chamou minha atenção seu interesse em resolver os problemas da cidade, seus olhos brilham quando fala das necessidades do povo de Milhã”. Para o dirigente comunista, o ponto de identidade entre a vice-prefeita e o partido foi o desejo de atender os interesses do povo. “Liana não coloca em primeiro plano os interesses pessoais, mas sim os da comunidade”, acentuou Diógenes, para quem a nova filiada “parece que está no partido há muito tempo”.
Em seguida o deputado Antonio Granja parabenizou o PCdoB por ter, a partir agora, entre seus membros uma “liderança tão respeitada e comprometida com o povo”. Lula Morais também deu as boas vindas afirmando que o PCdoB recebe bem pessoas como Liana de Cássia porque é “um partido de fibra, do povo simples, dos lutadores que querem o bem comum”. O deputado fez um resgate histórico do PCdoB e de seu compromisso com a liberdade e a democracia citando inclusive a iniciativa dos comunistas na Constituinte de 1946 de proporem a liberdade religiosa no Brasil.
O senador Inácio Arruda lembrou a trajetória de Liana de Cássia como vereadora comprometida com os interesses de sua cidade, em especial com a juventude. Para o senador, Liana representa bem o povo de Milhã e comprometeu-se a levá-la, junto com outras lideranças locais, em audiência com o governador Cid Gomes para entregar as reivindicações do município. Inácio lembrou que lideranças populares sempre são muito queridas pelo povo na medida em que cumprem seus compromissos.
Inácio Arruda disse que o Presidente Lula está fazendo o que as elites não acreditavam que fizesse, inclusive obras que foram prometidas no passado e que só agora estão sendo executadas como a Ferrovia Transnordestina, a transposição de águas do Rio São Francisco, a instalação de uma siderúrgica no Ceará e o investimento no biodiesel. Para Inácio isto significa apostar no desenvolvimento, gerando emprego e renda, possibilitando o bem estar do povo. Neste sentido Inácio acredita que o PCdoB de Milhã e sua principal liderança, a vice-prefeita Liana de Cássia, devem apostar em um projeto que impulsione o desenvolvimento da cidade e este projeto é a construção do Açude do Capitão-Mor.
Segundo Inácio o desenvolvimento de Milhã passa por uma grande mobilização popular. “Quem disser que faz tudo só, não faz. É preciso que a cidade esteja unida. Quero assumir o compromisso de apoiar a mobilização do povo de Milhã e não dizer que resolvi os problemas da cidade, mas sim que estive junto na união para obter a vitória”, afirmou Inácio Arruda que encerrou seu discurso convidado as lideranças e o povo ali presente a filiarem-se no PCdoB.
Ao encerrar o ato, a presidente da UJS de Milhã, Luana Pinheiro – umas das lideranças jovens mais queridas da cidade – conclamou a juventude a marchar junto com o PCdoB e suas lideranças. “A juventude tem que estar alerta e exigir providências das autoridades para questões como a construção do Açude Capitão Mor, além de educação e cultura para a juventude”, afirmou Luana.
Liana e sua querida Milhã
A vice-prefeita de Milhã, Liana de Cássia Bezerra Cavalcante, é militante política desde os 17 anos. Casada com o funcionário da CONAB, José Afonso Cavalcante, conhecido como Neném do Libório, sempre foi uma das pessoas mais atuantes nas campanhas para eleger o marido vereador de sua cidade. Em 2000 assumiu o lugar do companheiro na Câmara de Vereadores e logo se projetou como vereadora, o que lhe permitiu em 2004 compor a chapa majoritária como candidata a vice-prefeita. Na campanha de 2006 assumiu com entusiasmo as candidaturas de Cid Gomes e de Inácio Arruda, o que propiciou um convívio muito próximo com o PCdoB e uma identificação que agora a levou a filiar-se ao partido.
O município de Milhã está localizado a uma distância de 301,3 quilômetros de Fortaleza. O nome Milhã faz referência a uma gramínea existente na região, que possui este mesmo nome. Em suas origens registra-se que a cidade já foi um território pertencente ao Município de Solonópole. A povoação, localizada à margem direita do rio denominado Capitão-Mor, era formada por pequenos agricultores, comerciantes e criadores de espécies diversas. A elevação do povoado à categoria de Distrito ocorreu no dia 3 de maio de 1935, e a Município em 3 de janeiro de 1959, decreto suprimido, porém restaurado no dia 5 de fevereiro de 1985.
De Fortaleza,
Inácio Carvalho