Vietnã celebra 40.º aniversário de associação asiática
A associação de Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN) consolidou a paz, a estabilidade e a prosperidade na região e reforçou a cooperação entre seus membros, ressaltou nesta terça-feira (7) o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dzung.
Publicado 07/08/2007 14:10
O chefe de Estado pronunciou o discurso comemorativo em uma celebração do 40.º aniversário realizada na Casa da Ópera de Hanói, especialmente decorada para a ocasião.
Ao ato, que foi encerrado com um colorido espetáculo artístico, compareceram representantes das 10 nações membros e dos países do chamado grupo de Sócios do Diálogo.
Integram a ASEAN Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malaísia, Mianmar, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
A associação foi criada em 1967 por Filipinas, Indonésia, Malaísia, Cingapura e Tailândia. Posteriormente os cinco membros restantes foram se somando ao organismo.
Dzung destacou que “ao longo destes anos o grupo regional conseguiu reforçar sua posição na arena internacional e criou as premissas para m maior desenvolvimento no futuro”.
“O bloco enfrenta hoje uma nova conjuntura com desafios e oportunidades, e para seguir adiante chegou a um acordo que visa fomentar a integração com a criação da Comunidade da ASEAN em 2015”, continou.
“Procede assim sobre três pilares básicos: a Comunidade Econômica, a Sócio-Cultural e a da Segurança”, sublinhou.
Dzung também argumentou que, sobre a base dos princípios de respeito à independência e soberania, à não interferência, o consenso, a unidade na diversidade e a cooperação para obter a igualdade e benefícios mútuos, a ASEAN deve reformar-se em muitas áreas.
“Existe uma necessidade urgente, de que a Associação melhore, por exemplo, sua modalidade operacional para que seus programas de cooperação sejam mais práticos e efetivos”, disse.
Dzung recordou que o Vietnã entrou na ASEAN em 1995 e, por meio dela, o país pôde consolidar um ambiente pacífico e de estabilidade interna, aumentou o comércio e os vínculos econômicos com seus vizinhos.