Coréias: Cúpula histórica será realizada em Pyongyang
Os líderes da Coréia do Sul e da República Popular Democrática da Coréia (RPDC) celebrarão a segunda cúpula intercoreana na cidade de Pyongyang, capital da RPDC, no fim de agosto, anunciou ontem a mídia sul-coreana.
Publicado 09/08/2007 15:12
Segundo um acordo assinado entre o presidente sul-coreano Roh Moo Hyun, e o presidente da Comissão Nacional da Defesa da RPDC, Kim Jong-il, ambos se encontrarão de 28 a 30 de agosto na capital norte-coreana.
A informação foi dada ontem em Seul por Baek Jong Chun, conselheiro presidencial de segurança nacional, que assegurou que um encontro preliminar preparatório se desenvolverá na cidade norte-coreana de Kaesong, na Linha de Demarcação Pan Mun-jong
“O presidente sulcoreano decidiu ir à cúpula depois de comparecer a uma celebração do Conselho de Segurança Nacional”, informou.
Baek considerou que a cúpula será uma oportunidade importante para estreitar as relações intercoreanas e promover a paz e a prosperidade na Península Coreana.
Em junho de 2000, o então presidente sul-coreano, Kim Dae Jung, e o líder norte-coreano, Kim Jong Il, fizeram em Pyongyang a primeira cúpula.
A agência de notícias central da Coréia, a KCNA, revela que “O encontro entre os dois líderes será de fundamental importância para o início de uma nova fase de paz, prosperidade e reunificação nacional para a nação da Península Coreana, expandidndo e desenvolvendo as relações entre as Coréias para um nível mais elevado”.