Farroupilha (RS) tem o primeiro vereador comunista   

O metalúrgico Eleonir Pelicioli, 40 anos, funcionário da Fras-le há nove, assumiu no dia 31 de julho, por um período de 30 dias, o mandato na Câmara Municipal de Farroupilha. Pelicioli também é sindicalista e faz parte da diretoria executiva do Sindica

Filiado ao PcdoB desde 2002, o vereador comunista chegou ao legislativo, devido o acordo existente entre os partidos de esquerda, que dá direito a rodízio entre os suplentes. Na última eleição Pelicioli foi o 9º candidato mais votado no município pela união popular (PT PCdoB).


 



Desde a sua fundação em 1936, a Câmara Municipal nunca teve um mandato comunista. Até agora, o vereador já participou de três sessões, na última delas, realizada na tarde do dia 7, teve o seu pronunciamento focado em três temas: A campanha salarial dos metalúrgicos; a importância da categoria para o desenvolvimento de Farroupilha e região e as doenças ocupacionais, o último classificado por ele como uma epidemia. “Apresentei números que mostram a verdadeira realidade desses trabalhadores e também a repressão que os metalúrgicos sofreram nesses quase 90 dias de campanha,” salientou Pelicioli.


 



Neste ano, além de lutar por valorização do trabalho e ampliação de direitos os metalúrgicos enfrentaram interditos proibitórios, emitidos pela justiça caxiense a pedido do empresariado da região o que acabou limitando a ação dos trabalhadores. “Eles queriam nos intimidar, mas os trabalhadores vieram conosco e alcançamos um bom resultado neste dissídio,” reforçou o vereador metalúrgico.


 


 


Epidemia na categoria Ler/Dort


 



As doenças ocupacionais também foram alvo de crítica do vereador. “Estou afastado do trabalho em decorrência das doenças adquiridas no ambiente de trabalho, esses males têm adoecido homens e mulheres que ficam impossibilitados de realizar pequenas tarefas até mesmo a de pegar seus filhos no colo,” testemunhou Pelicioli.


 



Projetos encaminhados


 



Em menos de 15 dias como vereador, Eleonir Pelicioli encaminhou vários projetos ao Legislativo Farroupilhense os principais são: Passe Livre, Instituição das Cipas nas escolas municipais, Transporte Coletivo com Presença do cobrador, Loteamentos com Saneamento Básico adequado.


 


 


Orgulho Metalúrgico


 



O vereador também diz estar orgulhoso de representar a categoria metalúrgica em Farroupilha. “Tenho o compromisso de fazer um bom mandato e de honrar ainda mais o trabalho dos metalúrgicos, porque antes de ser vereador sou metalúrgico de profissão,” concluiu o vereador.
  
   


  
Diva Andrade