Sem categoria

Meio-ambiente: Shell tentou subornar funcionário russo

O vice-diretor do serviço federal de meio-ambiente russo, Oleg Mitvol, afirmou que a companhia petrolífera anglo-holandesa Shell lhe teria oferecido uma casa na Suíça e US$50 milhões para que ele ignorasse as violações ambientais ligadas ao projeto de exp

“Não sei o que teria o que teria acontecido se tivéssemos fechado acordo com a Shell, ofereceram-me US$50 milhões”, declarou Mitvol, em uma denúncia que o próprio funcionário reconhece como tardia, em entrevista tablóide russo Tvoi Den, que não se destaca entre os jornais mais confiáveis do país.



“Talvez seja um pouco tarde para falar a respeito, mas agora fiz a coisa acertada com minha recusa: quero mostrar à Shel de que são feitos os funcionários russos”, acrescentou.



Mitvol denunciou que a Shell teria tentado subornar outros funcionários de sua instituição, “com ofertas de cargos em órgãos da Shell e bolsas de centenas de milhares de dólares ao ano”.



No último mês de dezembro, o controle do projeto Sakhalin 2 (gás e petróleo) passou para a megacorporação russa Gazprom, que adquiriu metade das ações que cabiam antes à Shell (cuja participação passou de 55% para 27,5%) e às japonesas Mitsui (25% para 12%) e Mitsubishi (20% para 10%).