Sem categoria

Porto Rico: FBI volta ao ataque contra independentistas

O coletivo A Nova Escola, movimento que defende a independência de Porto Rico em relação ao Estados Unidos, convoca a sociedade do país para fazer uma denúncia nesta sexta-feira (10), contra a perseguição que o FBI continua fazendo a seus militantes.

O coletivo informa que na última terça-feira (7), às 6:45, o FBI deteve Roberto Viqueira Ríos. Agentes em um veículo da Polícia de Porto Rico detiveram o jovem quando ele ia para o trabalho. Os agentes o prenderam, registraram sua identidade e empurraram seu carro na frente de vizinhos e companheiros de trabalho que transitavam pela comunidade.



“Repudiamos a intimidação, o uso da força, o encurralamento e a perseguição do FBI e da Polícia de Porto Rico a nossos companheiros. Exigimos que o FBI pare com isso e desista dessas práticas. Convidamos a todas as organizações independentistas que repudiam a presença e os abusos do FBI em Porto Rico a solidarizar-se com esse companheiro e a unir-se à conferência de imprensa”, diz um comunicado.



A Nova Escola é um coletivo de trabalho independentista, que se foca na organização comunitária, na educação popular e na defesa dos direitos humanos como ferramentas para descolonizar Porto Rico.



Desde a sua fundação, a Nova Escola realizou atividades nos residenciais Manuel A. Pérez e Nemesio Canales em San Juan e Candelaria e Columbus Landing de Mayagüez. A Nova Escola também colaborou com essas e outras comunidades pobres e trabalhadoras na Ilha para reivindicar seus direitos e para denunciar os abusos a que sistematicamente são submetidas.



Fonte: Agência Adital