Sem categoria

Márcio Pochmann assume o Ipea

O economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann aceitou dirigir o estratégico Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ligado a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do governo federal. A indicação de Pochmann foi feita pelo ministro Mang

Márcio Pochmann não é filiado a partido e se notabilizou pelas pesquisas que desenvolve no campo da economia do trabalho e da distribuição de renda. Entre os últimos trabalhos do economista estão as publicações dos Atlas da Exclusão Social e A Batalha do Primeiro Emprego. Pochmann também foi secretário paulistano do Trabalho, na gestão Marta Suplicy.


 


A indicação de Márcio Pochmann é uma clara sinalização do ministro Mangabeira Unger em redefinir as ações de pesquisa do Ipea, que tem servido nos últimos anos, inclusive durante o primeiro mandato de Lula, em um espaço de crítica às ações governamentais de orientação desenvolvimentista. No meio acadêmico é notória a orientação neoliberal da linha de pesquisa e análise da maioria dos membros do instituto.


 


As características de Pochmann, contudo, são de trânsito nos diversos segmentos intelectuais da sociedade. As atividades do economista têm se pautado pelo amplo diálogo com as mais variadas forças políticas. De esquerda e desenvolvimentista, Pochmann têm qualidades acadêmicas importantes para redefinir os rumos do Ipea, como instrumento fundamental de elaboração de análises estratégicas para os rumos do Brasil. 



Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho-SP.