Sem categoria

Recordista olímpico acende dos Jogos Parapan-Americanos

Terminou há pouco a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos. O evento contou com a participação de 1.300 atletas de 25 delegações. Por duas horas, grupos culturais fizeram apresentações acrobáticas, musicais e de dança contemporânea. Os jogos c

O atleta da natação Clodoaldo Silva foi escolhido para carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos terceiros Jogos Parapan-Americanos na Arena Olímpica do Rio, na Cidade dos Esportes. Clodoaldo, que já foi eleito o melhor atleta do mundo, entrou sentado em uma cadeira de rodas, enquanto seus companheiros de natação fecharam o desfile do Brasil com muita festa, ao som de Brasileirinho.



A pira do Parapan foi acesa pelo atleta Luiz Cláudio Pereira. Nas Para-Olimpíadas de Seul, ele ganhou três medalhas de ouro no atletismo (lançamento de disco, dardo e peso), estabelecendo três recordes, dois eles mundiais.



O ministro do Esporte, Orlando Silva, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o prefeito do Rio, Cesar Maia, presenciaram a cerimônia. Os dois receberam vaias do público ao serem citados no discurso do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman. Orlando minimizou as vaias e afirmou que ouviu “a vibração” do público. “Não ouvi vaias. Ouvi manifestações do povo aqui presente, ouvi a vibração”.



A cerimônia começou com o hasteamento da bandeira do Brasil, da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) e do COI (Comitê Olímpico Internacional), seguida pela execução do hino nacional ao som do bandolim de Hamilton de Holanda. Depois, Ana Costa cantou o tema dos Jogos, Viva essa energia, com a participação de percussionistas da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Logo após, teve início o desfile das delegações.



A festa mostrou elementos tecnológicos, música e dança, representando referências culturais brasileiras. A direção artística da cerimônia e abertura foi de Luiz Stein e Rosa Magalhães; direção musical de Alê Siqueira; direção de coreografia de Dani Lima e direção geral de Leonardo Gryner.



Os 1.300 atletas que participam do Parapan assistiram a cerimônia em uma quadra da Arena, ambiente onde o público e os atletas ficaram muito perto do espetáculo. Com 238 atletas (a maior delegação do Parapan) e representantes em todas as dez modalidades esportivas, o Brasil buscará nesta terceira edição da competição uma inédita primeira colocação no quadro de medalhas.