Sem categoria

Pronasci possibilita política de recuperação de criminosos, diz Tarso

O sistema penitenciário brasileiro ainda não tem finalidade recuperativa e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) traça a possibilidade de uma política penitenciária para recuperar criminosos e atingir os apenados adultos, en

A opinião é do ministro da Justiça, Tarso Genro. Para ele, esses dados comprovam que o sistema atual, na verdade, “é um instrumento de reprodução do crime e não de combate”.


 


Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, o ministro lembrou que a intenção do governo é instituir um sistema único de segurança pública, de maneira já regulada, que permita ações uniformes.


 


“O nosso entendimento é fazer uma síntese dessas condições num plano superior. Desencadear um conjunto de políticas preventivas fortes com os estados e em todos os municípios também, como instituições federadas, integradas num plano de segurança e fortalecer, modernizar a polícia”.


 


Genro destacou a atuação da Força Nacional de Segurança durante os Jogos Pan-Americanos, realizados julho no Rio de Janeiro. Ele lembrou que a força funciona como um alicerce do trabalho feito pelas autoridades locais. Para o ministro, no Rio houve uma perfeita harmonia das autoridades públicas.


 


O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado para ordenar as ações federais, estaduais e municipais de segurança pública brasileira, tem a função de integrar as práticas das autonomias estaduais e policiais, sem interferir nas responsabilidades de cada área.


 


O principal objetivo do SUSP é prevenir e planejar estratégias para evitar que o cotidiano da segurança nacional seja pautado por tragédias.


 


Fonte: Agência Brasil