Entrevista com Adilson Valente, pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de Guarulhos
O vereador do PC do B de Guarulhos, Adilson Valente, que acumula experiências como assessor da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e como Secretário Municipal de Habitação, em entrevista, analisa o município de Guarulhos sob todos os aspectos, aponta
Publicado 15/08/2007 11:37 | Editado 04/03/2020 17:19
Vermelho SP: Sendo morador de Guarulhos há mais de 23 anos, qual a análise que o senhor faz da cidade de Guarulhos, atualmente?
Adilson Valente: Podemos analisar a cidade, nestes últimos sete anos, que com uma forma de governar diferenciada, consolidou importantes investimentos em obras sociais, em infra-estrutura, na criação de escolas e postos de saúde.
Tivemos uma grande melhora na interligação de bairros significativos, como Jardim Fortaleza, Cidade Satélite, Jardim Cumbica, Estrada de São Miguel, Bairro dos Pimentas, ligados à Itaquaquecetuba, entre tantas outras localidades que foram beneficiadas com investimento público.
É claro que estas obras, contemplam uma grande demanda, mas temos tido importantes resultados, inclusive, para os moradores, que contam agora com uma infra-estrutura maior. Mas ainda falta muita coisa a ser feita. Lembro que todas estas ações foram proporcionadas graças à estabilização da moeda e de uma grande integração entre governo federal e municipal.
Vermelho SP: E qual a sua opinião sobre os novos direcionamentos para receber o trem expresso Aeroporto e o trem de Guarulhos?
Adilson Valente: Sem dúvida nenhuma, com mais de 1 milhão e trezentas mil pessoas, a experiência mostra que a economia de uma cidade e o seu crescimento sustentável é impossível sem uma estrada de ferro, mas Guarulhos merece e comporta o metrô e a ferrovia. Por isso defendo a vinda do metrô para a cidade, que pode ser iniciado timidamente, com algumas ligações importantes e depois, pode ser expandido. Temos também a eminente preocupação da construção de corredores de ônibus, que podem ser construídos sim, mas com maior direcionamento para o metrô. Quem sabe um projeto para a construção de um metrô em quatro anos.
Vermelho SP: Quais são os aspectos positivos e os negativos da cidade?
Adilson Valente: Vamos iniciar pelos positivos:
1. Na área de transporte que foi o que falamos a pouco, Guarulhos é uma cidade que
passou por uma recente reforma na malha viária que ainda é compatível com a realidade apresentada, em linhas gerais, não temos trânsito.
Tivemos recentes direcionamentos da sinalização dentro da cidade.
2. A Rede Hoteleira da Cidade merece destaque por estar em franca expansão e por gerar um grande crescimento no setor.
3. Na área de educação e de cultura, tivemos um grande avanço. Criamos boas escolas, creches, a vida cultural ganhou destaque e incentivo com a criação de dois bons espaços (Teatro Adamastor – Centro e Pimentas), o que claro, não são suficientes, há muito a ser feito, principalmente, na educação que demos um grande passo na construção física, mas que entendo, necessário se faz, que se potencialize e se invista na qualificação profissional de todos os envolvidos. Creio que uma grande e importante proposta para a educação no município, seria a adoção de uma escola em período integral com um grande projeto de um estádio olímpico e cultural, com um currículo voltado para a inclusão e desenvolvimento do esporte, cultura, teatro, música e ação social. Essa é uma realidade de primeiro mundo que podia muito bem ser absorvida em nosso município, que além de assegurar uma educação de qualidade, asseguraria uma maior segurança. Imagine deixar seu filho pela manhã na escola, tendo a certeza de que ele teria acesso a tudo o que é tipo de informações que contribuirão para a sua boa formação.
4. Destaco a construção do 44º Batalhão no município. Temos também a Guarda Municipal, que recebeu grandes investimentos e nova estruturação com convênio com a Polícia militar.
5. Não posso deixar de destacar a revitalização da Cidade Satélite de Cumbica, que há muito tempo merecia investimentos, como os que têm sido feitos, com pavimentação de ruas entre outras melhorias. Temos também a importante revitalização do Parque São Geraldo. São trabalhos que ajudei a construir.
6. Na área habitacional, destaco o programa de urbanização de favelas em parceria com os governos estadual e federal. A revitalização e urbanização nos bairros: Jardim Santa Cecília, Vila Nova Cumbica, Santo Agostinho, Favela Hatsuta, Jardim Aracília, Avenida Guinle, que eram sim, áreas de grande risco para os moradores e que hoje estão abrigados em locais dignos.
7. Temos também a regularização de loteamentos que já foram iniciados e que precisam ser concluídos.
Sobre os aspectos negativos?
1. Infelizmente, somos obrigados a reconhecer que a saúde em nosso município vai muito mal. Não adianta construir Unidades Básicas para serem referências, se não temos médicos com qualificação e muito menos, infra-estrutura para fazer exames. Em muitos lugares, não temos aparelhos para exames básicos. Onde está a infra-estrutura? Precisamos investir em nossos médicos, oferecendo mais especializações que atendam a população dentro do município. Precisamos oferecer bons salários e dar condições para que os munícipes tenham atendimento de qualidade.
Guarulhos não merece levar os seus munícipes para fora da cidade, para São Paulo, só porque os nossos postos e hospitais não oferecem condições.
2. Outro ponto negativo é composto pelos próprios municipais. A Cidade pode e deve construir e investir em infra-estrutura para abrigar a administração pública, departamentos e divisões Precisamos ter independência na parte administrativa.
3. Bato novamente na idéia de investir no metrô para a cidade, meio de transporte que beneficiará mais de 50% de trabalhadores que aqui atuam e vêm de outras partes de São Paulo.
Vermelho SP: Como pensar socialmente a cidade de Guarulhos? Quais são os pontos que merecem destaque e haja necessidade de uma maior integração entre política pública e de parcerias?
Adilson Valente: O empresário hoje é consciente da sua parcela de responsabilidade social junto à comunidade. Ele é comprometido, tem consciência ambiental, faz investimento. Reúne pessoas, está aberto e propenso a formar parcerias com o pode público porque entende que a melhora em seu entorno, reflete em seu desenvolvimento.
Vermelho SP: Em que aspectos a cidade ainda precisa melhorar? E como promover esta melhora?
Adilson Valente: Entendo que o investimento em saneamento básico que está vindo agora, pode e deve ser tratado com maior ênfase e cuidado. Porque não pensarmos em construir na cidade uma rede coletora de esgoto. Imagine Guarulhos com o primeiro rio tratável dentro dos seus limites? Podíamos iniciar este projeto em fase experimental e aos poucos expandi-lo, até termos a nossa própria rede coletora. Qual morador não iria se sensibilizar sabendo que no entorno da sua casa, tem um rio que está sendo cuidado para ser exemplo e se tornar um pólo coletor. Precisamos incentivar os moradores a terem orgulho da cidade.
Vermelho SP: Na Câmara dos vereadores você tem apresentado Projeto de Leis de grande abrangência em todas as áreas e os diretamente relacionados à habitação, como regularização dos loteamentos irregulares e clandestinos existentes no município, lançamento fracionado de IPTU que dá direito de propriedade para moradores de áreas irregulares e aumenta a arrecadação do município, entre outros. Que outras propostas e Projetos de Leis você tem para a cidade?
Adilson Valente: Como vereador tenho que propor projetos de leis que modifiquem e transformem a vida do munícipe como um todo. Tenho que pensar desde a infra-estrutura, o bem-estar social, o desenvolvimento e segurança, passando pela saúde, educação. Há muito a ser feito. Todos têm direito a viver de forma digna e com oportunidades. Porque não propor leis que beneficiem sim, a aquisição e regularização de moradias, acesso à escola, à educação? Enfim, propor ações em que os moradores acreditem em seus potenciais e invistam em si próprios.
O governo pode oferecer projetos de desenvolvimento sustentável, dando aos munícipes, condições para o crescimento familiar, pessoal e profissional.
A família é a base de tudo, e temos que dar apoio a esta instituição social, para assegurarmos o desenvolvimento de todos. E o governo municipal em plena consonância com as leis, que fazemos na Câmara, é quem tem condições de dar amparo para a família. Como vereador, tenho que pensar a cidade como um todo.
Vermelho SP: Como ex-secretário de habitação e tendo inúmeros trabalhos voltados para esta pasta, o que o senhor acredita que ainda precisa ser feito?
Adilson Valente: Na área da habitação, com estas estruturações e urbanizações que estão sendo realizadas, podemos dizer que demos o primeiro passo, mas ainda estamos muito no início. Há muito que ser feito e não dá para acreditar que a reforma habitacional já está concluída quando temos mais de 300 mil habitantes morando em favelas, isso sem falar, nos moradores em situações irregulares. Devemos sim, promover meios para que estas pessoas possam viver bem e tenham condições de mudar a situação atual.
Vermelho SP: O que pode ser feito para a criação de uma maior oferta de empregos e oportunidades de qualificação profissional?
Adilson Valente: A exemplo do que já tem sido feito, tenho certeza que com a ampliação do engajamento, da participação e das parcerias entre OnGs, associações e entidades como Senai, Senac, Sesi, Sindicatos, Ciesp e o Governo Municipal, podemos sim, aumentar os investimentos em programas de qualificação profissional e de geração de empregos.
Adriana Valeriano e Auriel Filho da Redação do Alerta Guarulhos para o Vermelho/SP