Marta Suplicy apóia turismo no Acre

Deputados acreanos alocam 40 milhões em propostas de emendas ao orçamento de 2008.

Sob a coordenação da deputada Perpétua Almeida (PcdoB), a bancada federal acreana se reuniu com a ministra do turismo Marta Suplicy.


Na reunião, foram apresentados os programas prioritários que incluem o turismo religioso, voltado para as manifestações católicas e o uso da Ayahuasca; turismo científico-cultural, com ênfase nos sítios arqueológicos (geoglifos), além da integração Brasil-Peru através da consolidação da interoceânica.


“Cabe aos deputados fazerem suas escolhas”, disse a ministra, para quem a implantação de centros de convenções é vital.


“O ministério tem a obrigação de liberar estas emendas para o Acre”, concluiu a ministra que apresentou ainda, uma lista de pedidos dos prefeitos acreanos.


“Devemos apresentar emendas que tenham significado econômico para o estado e dêem condições para os municípios se estruturarem”, alertou a deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre.


Investimentos na cidade de Rio Branco, principalmente na rede hoteleira e setor de serviços, considerando que a cidade poderá ser escolhida uma das subsedes da copa do mundo de 2014, também estão dentro das possibilidades discutidas.


Os roteiros turísticos apresentados ao ministério incluem os caminhos da revolução, em trilhas e centros de atendimento já visitados no município de Porto Acre; os caminhois de Chico Mendes e os caminhos do Pacífico.


Para Rio Branco, há uma proposta de construção de um centro de convenções e eventos com pavilhão para feiras e exposições, arena e multiuso.


“Pela primeira vez, um ministro toma iniciativa de procurar a bancada federal do Acre, faz suas explanações e busca formar parcerias com as garantias de um desfecho satisfatório para o estado e para a União. Ficamos satisfeitos com a segurança dada pela ministra Marta Suplicy de que se as emendas forem apresentadas, os recursos serão liberados”, concluiu a coordenadora da bancada deputada Perpétua Almeida do PcdoB.