Sem categoria

Formação de Quadros: parte da tática de crescimento do PCdoB

Por Milton Barbosa*


 


Coordenadas pela Comissão Estadual de Formação da Bahia estão em andamento diversas ações de educação dos comunistas, todas elas, integradas ao Plano Estadual de Valorização da Militância e Estruturação do Par


Trata-se de uma mobilização conjunta das Comissões de Formação, Organização e Comunicação visando a construção de um Partido Comunista mais ousado em suas pretensões e ações políticas e ideológicas. Como resultado de uma política ofensiva de estruturação, hoje estamos organizados em 300 dos 417 municípios da Bahia.


 


A prioridade de Formação e Propaganda neste ano é a formação de todos os quadros intermediários do Estado da Bahia por meio do Curso Intensivo para Quadros conforme foi decidido pela direção nacional do nosso partido. São cerca de mil dirigentes, homens e mulheres de várias etnias, ocupando posições de destaque na vida política do Estado e dos municípios baianos com atuação nas mais variadas frentes de trabalho. Inicialmente formamos um grupo de 56 professores de todas as regiões do Estado, que já realizaram, em apenas 45 dias, mais cinco cursos envolvendo 246 dirigentes de comitês municipais e outros quadros intermediários do Partido. Neste final de agosto e durante os meses de setembro, outubro e novembro, vários cursos estão programados e serão realizados, na capital e no interior.


 


Apesar de estarmos concentrados na formação dos quadros intermediários não descuidamos dos militantes e novos filiados. Formamos monitores do CBV em todas as regiões do Estado e apoiamos iniciativas das direções municipais para este tipo de atividade. Como resultado desta política a Escola do Partido na Bahia realizou 12 cursos de CBV, sendo três na capital e nove no interior,  com a participação de 220 camaradas.


 


Num ritmo menor temos dado atenção ao Curso I nível II. Realizamos este curso com três turmas. Um curso especial para a Juventude na cidade industrial de Camaçari e duas turmas em Salvador cujo publico principal são trabalhadores e trabalhadoras que não tem condições de participar de atividades durante o período do dia e nem em fins de semanas consecutivos. Para estes casos desdobramos o programa do Curso I Nível I em módulos de 2h30 min que são trabalhados em três dias da semana, entre as 19h e 22 h, no período de cinco semanas consecutivas, instituindo, então, um modelo de formação continuada. Estas turmas são menores – entre 12 e 18 camaradas – mas necessárias, se quisermos criar oportunidades de educação comunista para os trabalhadores. Formamos neste processo 44 camaradas.
 


Na frente de propaganda, o IMG está planejando o lançamento do livro sobre o seminário “Engels e a Ciência Contemporânea” realizado na UFBA, em Salvador, em dezembro de 2005, já editado e em fase de revisão para impressão. Também estamos organizando em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o grupo CEMARX-Ba o lançamento do livro, “Karl Marx,  Intérprete da Contemporaneidade”, resultado de Seminário realizado em 2006, no Campus da UNEB na cidade de Alagoinhas, onde concorremos no próximo ano à Prefeitura com boas chances de vencermos a disputa.


 


*secretário estadual de Formação do PCdoB