Sem categoria

Irã protesta por publicação de novas caricaturas de Maomé na Suécia

O Irã convocou, nesta segunda-feira (27), um diplomata sueco em Teerã para protestar contra a publicação de uma caricatura do profeta Maomé com corpo de cachorro, publicada no jornal sueco Nerikes Allehanda. As informações são do Ministério de Relações

 


As autoridades iranianas disseram à diplomata que o desenho constituía “uma ofensa ao profeta Maomé”, disse a porta-voz, que não pôde entrar em detalhes sobre o encontro. A caricatura, do artista sueco Lars Vilks, foi publicada no dia 18 de agosto. O jornal divulgou o desenho depois da negativa de publicá-lo por vários donos de galeria de arte, que temiam protestos da comunidade mulçumana.


 


O desenho acompanha um editorial sobre a censura e a liberdade de religião. “O editorial criticava que o desenho de Vilks não havia sido exposto por medo as reações que ele poderia provocar”, declarou o redator chefe do Nerikes Allehanda, Ulf Johansson. No último sábado, uma semana depois da publicação, um grupo com cerca de 60 mulçumanos já havia se manifestado contra.


 


Caricaturas de Maomé publicadas em setembro de 2005 no maior jornal dinamarquês, o Jyllands-Posten, provocaram em janeiro e fevereiro de 2006 uma série de protestos violentos em todo o mundo mulçumano, assim como o boicote a produtos dinamarqueses.


 


Fonte: France Press