Órgãos assinam termo de cooperação durante encontro da agricultura familiar
Três órgãos estaduais unem oficialmente forças hoje em busca da desburocratização das demandas e da facilidade à vida do produtor rural amazonense. Às 10h, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Feder
Publicado 27/08/2007 19:35 | Editado 04/03/2020 16:13
O acordo permitirá que os escritórios locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), órgão vinculado ao Sistema Sepror, passem a atuar diretamente na regularização e na emissão das licenças. A iniciativa vai facilitar principalmente a vida do produtor rural do interior do Estado, que antes tinha que esperar a visita das equipes da SDS, atrasando o seu trabalho, ou se deslocar até a capital, aumentando seus custos. A expectativa é que 240 mil trabalhadores da agricultura familiar, cerca de 97% dos agricultores amazonenses, sejam beneficiados com o acordo.
Grande parte desse público beneficiado estará representado no I Encontro dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas, que servirá de cenário de fundo para a assinatura do termo. O encontro começa hoje com a promessa de reunir mais de 700 pessoas representantes de diversas entidades de classe para discutir a melhoria das políticas públicas do setor primário estadual.
“É uma grande vitória”, comemora Eron Bezerra, secretário de Estado da Produção Rural. “Essa parceria será providencial e vai permitir que a Sepror possa utilizar sua estrutura privilegiada, com profissionais das mais diversas áreas e alcance direto junto aos produtores de todos os municípios, em prol do produtor rural amazonense e do desenvolvimento sustentável do Estado”, finaliza.
Programação
Além da assinatura do acordo de cooperação entre Sepror, SDS e Iteam, nesta terça-feira, a programação do encontro também traz como destaques discussões sobre questões fundiárias e sua interface com a produção agropecuária no Estado.
Amanhã, 29, serão realizados quatro painéis explicativos sobre temas como meio ambiente, beneficiamento e agregação de valor para produção, transporte, comercialização e armazenamento. A importância da assistência técnica e extensão rural na atividade agropecuária será o tema do sexto painel do evento, que ocorrerá na quinta-feira, último dia do encontro.
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror